Dicas E Artigos

O que é mindfulness?

Técnica de atenção plena te ajuda a focar no momento presente, beneficiando a saúde, o bem-estar e a jornada de perda de peso.

 

Quando você realiza tarefas comuns no dia a dia, está ali, naquele momento presente? Ou costuma pensar em mil e uma coisas, enquanto faz outras mil? Sentir que está no ‘piloto automático’ ou com a mente divagando é comum, mas mostra que não estamos plenamente conscientes do que estamos fazendo. E essa falta de consciência pode fazer com que você perca momentos importantes, te levar a um estado de estresse e ansiedade e ainda comprometer sua produtividade.

Para combater esse problema, existe um conjunto de técnicas chamado mindfulness – ou atenção plena: habilidade que possuímos de estar abertos à experiência presente, sem julgamentos. 

 

Benefícios do mindfulness

 

Quando você toma consciência e foca no momento presente percebe coisas que até então passariam despercebidas, identifica sensações e emoções. Isso pode gerar mais empatia e paciência, além de proporcionar um controle maior das suas emoções em situações extremas. É muito importante perceber como nos sentimos e o por quê disso, prevenindo exageros em momentos mais tensos e preservando sua saúde emocional.

Praticar a atenção plena também afeta significativamente a sua performance e produtividade em atividades diárias. Foco e concentração são características importantes aprimoradas nesse processo.

 

5 formas de praticar mindfulness

 

Praticar a mindfulness é dar um passo em direção à qualidade de vida. Veja como começar:

 

1. Meditação

 

É grátis, fácil e pode ser feito em qualquer lugar. Você só precisa tentar alguns exercícios e criar esse novo hábito.

 

2. Exercícios de respiração

 

Assim como a meditação, trabalhar sua respiração é fácil e não custa nada. Exercícios simples podem ser feitos diariamente para melhorar seu bem-estar.

 

3. Ioga

 

Você pode experimentar a Ioga consciente como exercício que também é meditativo e útil para reduzir o estresse. Que tal tentar algumas posições para iniciantes hoje?

 

4. Gratidão

 

Experimente criar uma pequena rotina – ao acordar ou antes de dormir. Pense em coisas pelas quais você é grato na sua vida. Esses minutos já contam como uma boa forma de começar a praticar mindfulness.

 

5. Alimentação Consciente

 

Coma mais devagar, conecte-se com os sabores e texturas, esqueça o celular e a TV. Além de praticar o mindfulness, você vai notar benefícios relacionados diretamente à sua jornada de emagrecimento, como maior saciedade após as refeições.