Como o mindful eating pode te ajudar a emagrecer com saúde

Prestar atenção no que você está comendo e em como você prepara o alimento são práticas indispensáveis para a reeducação alimentar

O mindful eating significa comer com atenção plena. Ele diz respeito à uma proposta de nos conectar com a alimentação de modo mais profundo. Em outras palavras, a ideia é dar mais atenção ao que comemos.

Ao contrário do que se imagina, a prática do mindful eating não tem nada a ver com dietas da moda. Na verdade, ele se trata de uma série de técnicas que nos ajudam a compreender como nos relacionamos com cada alimento. Alguns dos seus princípios são autonomia para escolher qualquer alimento, reconhecimento da experiência alimentar única e autocuidado. O não julgamento em torno das escolhas do que comer também compõe o mindful eating.

Além disso, essa abordagem considera e valoriza todos os tipos de corpos. Isso significa que não há idealização ou comparações entre indivíduos. Isso é fundamental para a aceitação corporal e a elevação da autoestima.

Dessa forma, com o mindful eating, temos a oportunidade de reconhecer, valorizar e aceitar a diversidade natural, dando aos nossos corpos todo o cuidado de que precisam no dia a dia.

Na prática, essa proposta consiste nos seguintes elementos:

  • Conexão: Na hora das refeições, evite ficar no celular ou ver televisão. Conecte-se apenas com uma ação, a de comer.
  • Preparação: Antes de se alimentar, respire fundo e observe cada detalhe dos alimentos que estão no prato.
  • Conforto: Sente-se à mesa de modo que você fique confortável.
  • Escolha de utensílios: Escolha pratos e talheres que promovam uma relação de unicidade entre você e os alimentos. Manipule os talheres com calma e coloque-os sobre o prato quando estiver mastigando.
  • Potencialização de sentidos: Permita-se sentir o cheiro, o gosto, a temperatura e a textura de cada alimento.
  • Atenção plena: Quando sentir que está ansioso ou perder o foco da sua relação com as refeições, feche os olhos por alguns instantes para retomar a presença no aqui e agora.

Ao aliar escolhas alimentares, mentalidade positiva e criação de um ambiente de apoio, você conseguirá emagrecer com saúde e focar no seu bem-estar como um todo. Lembre-se que a perda de peso é definitiva quando corpo e mente estão conectados.

Gostou das dicas de como aliar saúde emocional, bem-estar e alimentação saudável? Conte com o WW Vigilantes do Peso para manter o foco na qualidade de vida e atingir seus objetivos sem deixar de lado o que te faz bem.

Quer criar hábitos saudáveis?

Comece hoje mesmo uma mudança positiva no seu estilo de vida e transforme sua rotina com a gente!