Dicas E Artigos

Artigos

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

Mexam-se mais nas férias escolares
Faça a família toda se mexer durante as férias da escola

As férias chegaram e este é o momento em que as crianças ficam em casa durante duas ou três semanas, dando asas a hábitos sedentários, como ficar deitado no sofá assistindo TV ou brincando com seu game predileto. Tudo isso, acompanhado por refrigerante, biscoito e outras guloseimas que encontrarem.

Infelizmente, as horas inocentes em frente à televisão têm adquirido proporções enormes na vida de crianças ao redor do mundo. Em resposta a esse crescente problema, o governo, os órgãos de saúde e os médicos especialistas chegaram ao consenso de que as crianças devem ser fisicamente ativas por pelo menos 60 minutos todos os dias. Esse tempo pode ser distribuído ao longo do dia, em períodos mais curtos de atividades (mínimo de 15 minutos para cada atividade).

No que diz respeito ao tipo de atividade, é recomendável que as crianças encontrem atividades que realmente gostem de praticar, sem que algum exercício específico lhes seja imposto. A ideia também se aplica à alimentação.

Veja algumas dicas que o ajudarão a fazer as crianças se mexerem mais:

.  Aprenda uma atividade física diferente

Pratique com os seus filhos atividades físicas diferentes das habituais. Tênis, capoeira e arborismo são algumas opções. O sucesso da atividade vai depender dos pais e de suas atitudes com as crianças. Se os pais estiverem empenhados e se divertindo, provavelmente a criança também estará.

. Aproveite o parque do seu bairro

Reúna a turma de amigos de seu filho e aproveitem os espaços ao ar livre do bairro. Pratiquem esportes com bola, como futebol, queimado e vôlei.

. Inicie o hábito de pedalar

Proteja-se com equipamentos de segurança e leve toda a família para um passeio de bicicleta.

. Descubra a natureza de sua cidade natal

Faça caminhadas nos parques, praças e reservas naturais de sua cidade. Leve uma câmera fotográfica para registrar estes momentos que são ideais para reunir a família e os amigos.

. Pule corda

É um exercício ótimo, barato e pode ser praticado em quase todos os lugares.

. Envolva todos os membros da família, mesmo que indiretamente, nas atividades

Quando algum membro da família marcar um gol na partida de futebol, por exemplo, a “torcida” terá que correr em volta do campo.

. Não desista quando o tempo estiver fechado

Se estiver chovendo, saia para passear no shopping ou monte um espaço para praticar exercícios dentro de casa.

Brincar com as crianças possibilita a socialização entre pais e filhos fora do contexto familiar típico. Além disso, criar o hábito de fazer exercícios juntos melhora a interação entre todos os membros da família. Desse modo, todos terão a oportunidade de se divertir num ambiente e, quando perceberem, as férias já terão acabado e será o momento de voltarem às suas atividades regulares, com o compromisso adicional de incluir a atividade física na rotina familiar.