Atividades Físicas

Mexa-se

A prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens.

 

Por isso, a OMS (Organização Mundial de Saúde) instituiu o Dia Mundial da Atividade Física, visando a prevenção do sedentarismo, com incentivos à prática de exercícios em locais públicos. Praticar atividades regularmente evita o excesso de peso e a obesidade, previne diversas doenças, melhora sua autoestima e reduz o stress. O que não falta é razão para começar uma modalidade nova hoje.

Para crianças e jovens, a atividade física inclui brincadeiras, jogos, recreação, educação física. Já os adultos podem adaptar sua rotina e incluir exercícios no lazer, no transporte, nas tarefas domésticas e até no trabalho. Para pessoas acima de 65 anos, o ideal é apostar em exercícios planejados no contexto de atividades familiares e da comunidade. Mas o mais importante é: todos devem se mexer!

Então aproveite esse lembrete de que é preciso ser ativo e tornar-se saudável. Separamos algumas sugestões motivadoras para começar ainda hoje essa nova rotina.

 

1. Convide outras pessoas para participar

Quando temos companhia é mais difícil desistir dos nossos planos. Combine com um amigo de sair para uma corrida hoje. Ligue para seu irmão e encontrem-se para pedalar no fim do dia. Escolha alguém que tenha horários parecidos com os seus e montem uma agenda de atividades divertidas. Exercícios são, por si só, motivadores. Mas contar com o apoio de outras pessoas pode ser ainda melhor.

 

2. Separe um tempo do dia só para você

Muitas pessoas deixam de praticar esportes por falta de tempo. A dica aqui é reservar, todos os dias, um período só para você. Pode ser só uma hora, que você vai dividir entre fazer uma caminhada e ler um livro, malhar na academia e ver seu programa de TV preferido ou relaxar ouvindo música e pedalar no parque. Considere a prática de exercícios uma necessidade e um prazer.  Cuidar da sua saúde deve ser parte importante do seu dia a dia.

 

3. Escolha seu lugar favorito

Para se sentir confortável e feliz, nada melhor do que estar na sua zona de conforto. Então escolha bem onde começar a sua atividade. Na praça onde leva seus filhos para brincar, na academia que seus amigos frequentam, próximo à natureza, na sala da sua casa. Não importa onde, você precisa se sentir à vontade e motivado.

 

4. Tente algo novo

Foge da musculação porque acha chato? Odeia esportes aquáticos? Não force, o que não falta é opção! Hoje pode ser o dia em que você vai tentar aquele esporte radical que sempre quis ou testar seus limites na corrida, mirando participar de uma maratona. Começar algo novo é sempre empolgante. Aproveite esse sentimento.

 

5. Visualize onde quer chegar

Entrar em forma para a viagem de férias, melhorar o condicionamento físico, voltar ao peso de cinco anos atrás. Estabeleça sua meta e visualize os resultados à frente. Focar nas consequências da sua mudança de rotina ajuda a alcançar objetivos. Se você começar a imaginar os benefícios, não vai ter preguiça de fazer exercícios.

 

E aí, vai começar se mexer hoje?