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Descubra a ligação entre emagrecimento, saúde e bem-estar. Aprenda a viver melhor!

Massas integrais X Massas tradicionais
As massas integrais são ricas em vitaminas e minerais, possuem duas ou três vezes mais fibra do que a massa de farinha refinada, pois são produzidas com o grão inteiro do trigo, e têm um pouco mais de proteína do que as massas tradicionais.

O sabor da massa integral

Algumas massas integrais são tão parecidas com as massas tradicionais em sabor e textura que, se você experimentá-las de olhos fechados, pode não notar a diferença. Outras variedades têm diversos graus de textura, algumas um pouco mais duras e resistentes à mastigação e com um sabor mais denso, forte. Além disso, seu alto teor de fibra garante maior saciedade e ajuda no emagrecimento. Com tantas empresas produzindo diversos tipos de massas integrais, se uma marca não lhe agradar, você pode experimentar outras, até encontrar uma de que goste.

Quais são as novidades nas prateleiras das lojas?

Procurar nas embalagens pode ser complicado. Algumas empresas descrevem suas massas integrais como feitas de “trigo integral”, enquanto outras usam “semolina integral”. Ambas descrevem o trigo duro moído. O trigo duro, rico em proteína e glúten, é o tipo de trigo preferencial para preparar massas, seja de farinha branca refinada ou integral. (Trigo integral usa a baga de trigo inteira, enquanto a massa tradicional processa partes dessa baga.)

Também estão disponíveis as massas de grãos integrais híbridos, criadas a partir da farinha de trigo duro misturada com outros grãos integrais, como aveia e quinoa, para ficarem mais nutritivas. É importante lembrar que as massas feitas de outros cereais integrais (como arroz integral, quinoa e trigo-sarraceno) estão em todos os lugares, cada uma com sua própria textura e sabor, e com visível vantagem nutricional em relação à massa feita de farinha refinada.

Opções de molho para as massas integrais

Com seu sabor e textura rústicos, a massa integral combina perfeitamente com molhos ousados e de sabor forte, almiscarado. Depois de experimentar, provavelmente vai preferir a massa integral à tradicional, ainda mais se acompanhada de molhos saudáveis, como molho à bolonhesa com brócolis e molho pesto picante com ervas. Também podem ser usadas em receitas como: salada de macarrão com molho de gergelim e gengibre e massa ao molho cremoso de curry.