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Mais movimento no seu dia a dia
E se alguém lhe dissesse que você pode começar a entrar em forma só escovando os dentes, vendo TV ou recolhendo do chão os brinquedos do seu filho? Não ria — é possível!

Para saber o quanto de atividade cotidiana você deve fazer, é preciso antes determinar seus objetivos, afirma Karen Miller-Kovach, cientista-chefe da Weight Watchers International. A tabela a seguir mostra a duração recomendada por Karen para atividades cotidianas em intensidade moderada, de acordo com os diferentes possíveis objetivos pessoais.


"Lavar as janelas, esfregar o chão, andar de lá para cá enquanto se fala ao telefone... tudo isso conta como atividade física complementar - desde que seja apenas complementar", ressalta Karen.

"Sempre uno o útil ao útil, fazendo alguma tarefa de casa que me obrigue a me mexer. Chego a passar uma hora inteira arrumando e limpando meu armário. Nesses dias, acaba sendo essa minha cota de atividade física, em vez de ir à academia e caminhar na esteira a     5 km/h."


É importante lembrar que, para de fato ter algum efeito, esse tipo de atividade complementar deve ser feito como um acréscimo à sua rotina, ou seja, praticamente todo dia.


Se seu objetivo é:   

Obter os benefícios à saúde proporcionados pela atividade física: aumente sua atividade em  minutos 30 minutos
Acelerar a perda de peso: aumente sua atividade em minutos 45 minutos
Manter o peso saudável: aumente sua atividade em  minutos 60 minutos


E, embora você talvez tenha se surpreendido ao ver que para a manutenção do peso recomenda-se mais tempo do que para o emagrecimento, vários estudos provaram ser verdade essa proporção. Por quê? Provavelmente por duas razões: primeiro porque, durante o processo de emagrecimento, as pessoas estão muito mais dispostas a reduzir a ingestão alimentar, bem mais do que após atingir o peso desejado; e, segundo, porque assim que as pessoas "pegam o ritmo" da atividade física e começam a sentir seus benefícios, têm vontade de fazer cada vez mais.


Para melhorar seu condicionamento físico, comece devagar e adote um novo mantra: "Qualquer coisa é melhor que nada". Seguindo algumas das seguintes sugestões, você vai descobrir que se mexer um pouquinho mais não é tão difícil quanto parece.