Dicas E Artigos

Mais foco depois da Páscoa

Pessoas felizes fazem escolhas mais saudáveis.

Após períodos de exagero alimentar, nosso organismo fica sobrecarregado e tem que fazer um grande esforço para “limpar”, ou seja, metabolizar e excretar toxinas provenientes do consumo excessivo de gordura, açúcar e aditivos alimentares de produtos industrializados, como de chocolates, refrigerantes e molhos prontos, por exemplo. Esse tipo de situação demanda uma alimentação mais natural e leve possível, evitando alimentos processados e ultraprocessados que são potencialmente maléficos e tóxicos ao organismo quando consumidos em grande quantidade.

Para uma alimentação saudável o ideal é que a base da alimentação sejam os alimentos minimamente processados, com baixo teor de gordura, pouca adição de sódio e/ou outros aditivos alimentares.

Frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, leguminosas, fontes de proteínas magras, leite e iogurte natural reduzidos em gordura – são alguns exemplos de alimentos que devem ser priorizados na alimentação.

Com relação às receitas, as melhores opções são aquelas que não exigem adição exagerada de ingredientes “não saudáveis” como açúcar, farinha branca, gordura e aditivos alimentares utilizados na indústria (corantes, espessantes, estabilizantes, saborizantes, emulsificantes, conservantes, realçadores de sabor, entre outros).

Uma boa dica é ter atenção ao escolher preparações que, na maioria das vezes, não são saudáveis. Exemplos: gratinado, amanteigado, empanado, frito, crocante, parmegiana, com creme de leite, à milanesa, com molho branco.

Se você exagerou e quer retomar seu objetivo de vida saudável com força total, enviamos abaixo uma opção de suco detox bem leve e com muitos nutrientes. Nesta receita, a vitamina C presente no maracujá e no limão potencializa a absorção do ferro existente na couve. A água de coco é ótima saída para quebrar o sabor azedo dos ingredientes e adocicar a receita, além de ser rica em sais minerais.