Dicas E Artigos

Lute contra o Câncer com uma Rotina Saudável

Descubra a ligação entre emagrecimento, saúde e bem-estar. Aprenda a viver melhor!

Lute contra o Câncer com uma Rotina Saudável
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama ainda atinge cerca de 1,38 milhões de mulheres por ano. No Brasil, o Ministério da Saúde calcula 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres.

Diante desses dados, o movimento Outubro Rosa, que acontece este mês, estimula a participação da população, de empresas e de entidades, unindo diversos povos em prol da prevenção e do combate ao câncer de mama em todo o mundo.

Além dos tratamentos convencionais, como a mastectomia (cirurgia), a quimioterapia e a radioterapia, é muito importante que as vítimas da doença e a população em geral tenham consciência de que se alimentar de forma adequada e praticar exercícios leves regularmente também são importantes armas durante a batalha contra o câncer de mama, além de ajudarem a evitar o ganho de peso durante essa fase.

Confira algumas dicas do Vigilantes do Peso:

Mexa-se: a quimioterapia e a radioterapia podem causar fadiga e cansaço. Se você não se sentir disposta a se exercitar, faça caminhadas leves ou um pequeno passeio de bicicleta pelo bairro. Além de combater o ganho de peso, manter-se levemente ativa pode aumentar o seu nível de energia, além do seu senso de força durante o tratamento.

Saladas cruas ou cozidas: se sua contagem de células brancas e vermelhas no sangue está OK, as frutas, legumes e verduras crus estão liberados. Fica melhor ainda se você os tiver preparado em casa, pois assim garante que foram realmente bem lavados. Se sua contagem está baixa, você também deve comer esses alimentos, porém cozidos.

Aumente o consumo de proteínas: recomendamos vegetais ricos em proteínas, como feijões, lentilha e quinoa e, também, oleaginosas como nozes e castanhas. Você precisa consumir quantidades adequadas de proteína para ajudar na reparação de células brancas e vermelhas no sangue, que podem diminuir por conta da quimioterapia. Evite alimentos preparados à base de soja.

Controle os sintomas dos efeitos colaterais do tratamento:

- O gengibre, balas à base de hortelã, água mineral gelada com limão e bebidas com gás geralmente melhoram as náuseas. Mas fique atento se existem feridas na boca. Nesse caso, os alimentos pouco temperados, como o arroz e a batata podem ajudar.

- Para as feridas na boca, as orientações são manter a boca sempre limpa e enxaguar com água filtrada. É indicado comer alimentos pastosos, sopas ou sucos. Alimentos gelados (sorvetes leves e gelatina) ajudam a anestesiar a boca. Evite alimentos quentes, ácidos, picantes ou muito salgados.

- Contra a constipação intestinal, um efeito colateral comum aos remédios antináuseas, alimentos com alto teor de fibra ajudam bastante. Além disso, consuma bastante líquido, preferencialmente água.

- Caso ocorra dor para engolir, os alimentos devem ser preparados na consistência que for melhor tolerada e as refeições devem ser em pequenas quantidades várias vezes ao dia. A inclusão de bebida na refeição também ajuda a minimizar a dor.

- Se houver ausência ou alteração de paladar, capriche nos temperos naturais como manjericão, orégano, hortelã e alecrim, por exemplo. Também é importante manter a boa higiene bucal e evitar consumir alimentos muito quentes ou muito gelados