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Por que ler pode acabar com o seu estresse

Descubra o poder dos livros para acalmar e melhorar sua saúde.

Ler é bom para você. Se você costuma dormir tarde virando páginas e já é conhecido em todas as livrarias do bairro, provavelmente já sabe disso. O que pode te surpreender é que o hábito não faz você ficar só mais inteligente – faz também ficar mais calmo!

Recomendada por especialistas como algo para se fazer logo antes de apagar as luzes, pois ajuda nosso cérebro a se desligar para dormir, a atividade tem tanto benefício para reduzir o estresse quanto ioga!

Motivos para começar

  • Te obriga a ficar quieto. O simples fato de sentar ou deitar para ler um livro significa deixar seu corpo em repouso. Quietude física gera calma e permite que seus músculos abandonem a tensão.
     
  • É uma forma de meditação.​ Ler requer que sua mente esteja focada em algo que está bem na sua frente, unindo as partes que o seu cérebro precisa para ler palavras, compreender o assunto e relacionar isso à experiência pessoal – o que pode aliviar o estresse.
     
  • Reduz a ansiedade.​ Ficar absorto em uma história divertida faz duas coisas simultaneamente: retira sua mente do loop de ansiedade, quando você está preocupado com coisas que não consegue controlar, e te dá uma enorme variedade de assuntos em que pensar. Você pode descobrir que ler um romance sobre alguém que superou um problema ajuda você a se sentir mais calmo e no controle.
     
  • Reduz a pressão arterial e os batimentos cardíacos.​​ Você automaticamente respira mais devagar quando está lendo, o que reduz seus batimentos cardíacos e relaxa seus vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue flua mais facilmente.

O que ler

Escolha livros com os quais você se identifique. É claro que ler sobre atenção plena, redução do estresse ou outros assuntos relacionados pode aliviar o estresse. Mas, pode não funcionar com todo mundo. Você pode preferir biografias, suspense, terror ou romance – contanto que seja algo prazeroso e prenda sua atenção.

Como ler

Ler em uma tela – de celular, computador ou tablet - pode ser uma experiência diferente: a luz azul é um estimulante para o cérebro. Portanto, se você está procurando pelo efeito relaxante da leitura, pode ser que não o consiga desse jeito. O clássico papel é o caminho mais seguro.

Dica: se você sofre de insônia, ou está interessado em melhorar a qualidade do seu sono, é melhor desligar as telas pelo menos 30 minutos antes de se deitar.