Dicas E Artigos

Você pensa que mudar sua alimentação e praticar exercícios é tudo o que precisa fazer para emagrecer? Hora de rever seus conceitos.

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

Legumes da primavera e um frango de salivar... Tudo na panela elétrica
A caçarola de legumes e o frango desossado são uma forma deliciosa de inaugurar a primavera.

Olha, neste inverno tomamos muita sopa para conseguir segurar o frio, mas vem aí uma estação mais quentinha – e já era chegada a hora. 

Ligue a panela elétrica, coloque vegetais frescos e tudo pronto para um piquenique! Além disso, usando a panela elétrica, a sua cozinha não ficará abafada naqueles dias mais quentes. Você poderá cozinhar aspargos e outros alimentos típicos da primavera sem esforço algum. Não precisa dourar, nem refogar – coloque-os na panela, deixe-os cozinhando e vá curtir a primavera. 

Abuse também das ervas secas, em vez das frescas, para dar um tom mais terroso e mais sofisticado aos ingredientes disponíveis no clima mais quente. Pense nisso como uma estratégia de transição para o verão. Mas lembre-se de que as ervas secas e os condimentos têm prazo de validade: algumas vezes, apenas seis meses, e certamente não mais do que um ano. Compre temperos novos se os seus já estiverem na despensa há muito tempo e dê mais sabor ao seu prato. 

Deixe esse aparelho excelente sobre o balcão agora que o sol vai embora mais tarde e os dias são mais claros. Temos dois pratos para apresentar a você que o deixarão feliz em cozinhá-los! 

Caçarola de legumes da primavera

Este não é um prato para você “fechar a panela e esquecer”. É melhor ainda, é uma caçarola rápida que você só precisa acrescentar a massa. Você já pode deixar os legumes preparados: misture tudo na panela elétrica, exceto a massa e o sal, e depois deixe repousar coberto no balcão por até duas horas, ou na geladeira por até seis horas. Quando estiver pronto para cozinhar, acrescente a massa e o sal e continue seguindo a receita. Se desejar, sirva com queijo e manjericão.

Pronto para começar a cozinhar?

Caçarola de Legumes da Primavera com Massa


ProPontos / porção: 4
Porções: 4
Tempo de preparo: 25 min
Dificuldade: baixa
 

Ingredientes


1 jato de óleo em spray
? ½ cebola-roxa picada
? 1/2 abobrinha amarela pequena em fatias finas
1/2 abobrinha verde pequena em fatias finas
1/2 xíc. de cogumelos frescos fatiados
? 2 tomates frescos sem sementes fatiados e partidos
? 1 xíc. de floretes de brócolis partidos
? 1/2 xíc. de ervilha-verde congelada ou fresca
2 xíc. de massa cozida (talharim ou outro)
1 dente de alho amassado
¼ de c.c. de sal
2 C.S. de queijo parmesão light ralado
2 C.S. de manjericão fresco picado


Modo de Preparo


Preaqueça uma panela elétrica ou outra, antiaderente, e unte com o óleo em spray. Cozinhe a cebola por 2-3 minutos, mexendo até amolecer. Acrescente as abobrinhas, os cogumelos, os tomates e os floretes de brócolis. Cozinhe por 4-5 minutos, até os legumes amolecerem levemente.
Acrescente a massa cozida, o alho e o sal e mexa por 2 minutos, até aquecer bem. Se necessário, adicione 2-4 C.S. de água (pode ser do cozimento da massa) para umedecer. Sirva salpicado com o queijo e o manjericão. 
Dica: Usufrua dos benefícios das massas integrais nesta receita e você obterá mais satisfação, minerais e fibras. Substitua a massa comum por macarrão ou arroz integral ou quinoa.


Frango temperado desossado

Confira este prato de salivar com um toque especial: frango desossado com coentro e pimenta jalapeño. Se desejar, faça um molho frio de pepino picado e tomate, acrescente iogurte com 0% de gordura e suco de limão. Sirva o frango desossado com pão de trigo integral ou rodelas de pão pita integral com (ou sem) tempero. Ou sirva em tigelas com arroz ou outro grão de sua preferência.


Pronto para cozinhar?


Frango Tikka Masala

ProPontos / porção: 9
Porções: 4
Tempo de preparo: 45 min
Dificuldade: média


Ingredientes


Δ 2/3 de xíc. de iogurte natural desnatado
1 C.S. de suco de limão fresco
1 c.c. de gengibre fresco picado
3 dentes de alho médios picados
2 c.c. de sementes de cominho
1 c.c. de cominho em pó
1 pitada de pimenta-do-reino preta
Δ 450 g de sobrecoxa de frango crua, sem osso, sem pele e cortada em pedaços
2 c.c. de azeite de oliva
Δ 1 pimenta jalapeño pequena picada
½ c.c. de páprica
Δ 1 xíc. de tomate pelado batido
Δ 1 xíc. de leite desnatado
Δ ¼ de xíc. de coentro fresco picado

Modo de Preparo


Em uma tigela grande, junte o iogurte, o suco de limão, o gengibre, 2/3 do alho, 1 c.c. de sementes de cominho, o cominho em pó e a pimenta-do-reino preta. Misture os ingredientes e adicione o frango. Mexa até que o frango esteja completamente envolvido na mistura. Cubra a tigela e refrigere por 1 hora.
Em uma panela elétrica quente, cozinhe os pedaços de frango por 7 minutos. 
Para o molho, aqueça uma panela em fogo médio. Coloque o azeite, o restante do alho e a pimenta jalapeño. Cozinhe por 1 minuto. Adicione o restante das sementes de cominho e a páprica e misture. Junte o tomate pelado e o leite. Reduza o fogo e cozinhe por 5 minutos, mexendo.
Adicione os pedaços de frango grelhados ao molho, espere levantar fervura por 1-2 minutos. Retire do fogo e acrescente o coentro. Sirva em seguida.