Dicas E Artigos

Receitas

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

Lá se vai o verão...
Bom, vão-se as praias, fica a boa forma! Quer aproveitar o restinho da estação sem perder o controle? Tome algumas providências e siga em frente no caminho certo.

Últimas semanas do verão. Talvez você esteja prestes a voltar às aulas, talvez seus filhos. A energia gerada pelo calorzinho a mais (às vezes até demais) começa a se esgotar, as praias vão deixando de estar lotadas todo dia – ou simplesmente você é obrigado a despedir-se delas e voltar para casa –, o Carnaval já passou e o ano pode finalmente começar.

É a fase final do verão. A vontade que dá é de jogar a toalha e aproveitar os últimos momentos antes de voltar à vida real: de faculdade, de levar os filhos à escola, de não ter o sol sempre brilhando para animar o espírito. Saiba, no entanto, que deixar de lado os hábitos saudáveis só vai prejudicar sua boa forma.

E você ainda tem o ano inteiro pela frente! Não vá deixar para se cuidar só quando estiver às vésperas do próximo verão, hein? Sabendo investir em uma boa alimentação e em hábitos saudáveis, não tem por que não aproveitar todas as estações e ainda assim alcançar suas metas. Veja algumas dicas:


•    Expurgue a geladeira e a despensa. Comece incorporando o espírito da limpeza: reveja o estoque de comida e bebida da sua casa e livre-se das tentações, dos pecados, enfim, de tudo que basicamente oferecer um risco à sua disciplina e servir de obstáculo às suas metas de emagrecimento e boa forma. O que estiver fechado e dentro da validade, doe a algum vizinho, à igreja, a instituições de caridade... o que importa é tirar da sua frente! Limpe diligentemente cada centímetro da sua geladeira e organize seu armário. Agora sigamos para a etapa seguinte.


•    Planeje refeições rápidas e fáceis. Escolha ao menos três pratos simples e saudáveis para preparar para o jantar. Às vezes definir o que cozinhar acaba dando mais trabalho do que cozinhar em si. Elimine essa etapa do processo tirando um tempo para facilitar seu trabalho futuro.


•    Sua família tem uma agenda apertada? Arme-se com algumas dicas de outras mães. Procure-as em seu círculo de amizade, nas reuniões do Vigilantes do Peso, na internet... tem sempre alguma mãe solícita por aí disposta a compartilhar seus sábios conselhos de vida. De repente o que deu certo para elas acaba dando certo para você também. (Depois retribua o favor compartilhando o conhecimento na sua reunião semanal!)


•    Faça uma lista de compras saudáveis. Agora que você fez uma limpa na despensa e na geladeira e tem uma boa ideia do que vai ter como refeição principal durante a semana, reabasteça sua cozinha – dessa vez só com alimentos nutritivos. Lave, descasque e corte frutas e legumes e deixe tudo em potes bem fechados, para facilitar ainda mais uma alimentação saudável. Divida os lanches em potinhos de porção única para evitar que você exagere na quantidade.


•    Dê um upgrade no seu material de ginástica. Dê a si mesmo de presente um novo par de tênis, ou um top de ginástica. Não está podendo gastar dinheiro? Compre só uma garrafinha d’água, pelo menos. A ideia é fazê-lo se sentir mais confiante e motivado a se exercitar — e inspirá-lo a terminar a estação com o pé direito.


•    Aproveite as boas opções. Picolés de fruta, em vez de um gorduroso sorvete de chocolate: são mais leves, bem gostosos e a cara do verão; água de coco, em vez de cerveja: nutritiva, deliciosa e muito mais saudável; as saladas ficam ainda mais convidativas em épocas de temperaturas altas; e uma caminhada na praia, seguida de um bom mergulho, torna-se o perfeito programa de sábado (ou, se sua cidade não tem praia, pode ser no clube, no parque, na piscina do amigo...).