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Ioga Emagrece? Veja Como Exercícios para o Corpo e Mente Podem te Ajudar Neste Processo

Entenda de que forma essa prática milenar pode te auxiliar a ter um estilo de vida mais saudável

Entenda de que forma essa prática milenar pode te auxiliar a ter um estilo de vida mais saudável

 

O Ioga é um tipo de exercício que pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Seus benefícios decorrem do trabalho interligado entre corpo e mente, garantindo assim a saúde e o bem-estar. 

Saiba mais sobre a origem dessa prática e descubra por que ela pode te ajudar no processo reeducação alimentar e emagrecimento. 

O que é Ioga

 

A palavra yoga (Ioga, na versão para língua portuguesa) vem do sânscrito e significa unir, integrar e totalizar. Dessa forma, a prática  tem como objetivo despertar a sensação de bem-estar por meio da integração do ser, ou seja, entre corpo e mente.

Essa união acontece a partir de técnicas de respiração, posturas, movimentos físicos e meditação. 

Um dos objetivos da prática da Ioga é treinar a mente. Ao longo dos séculos, os mestres yogues descobriram que o equilíbrio da mente acontece quando acalmamos o corpo por meio da flexibilidade e dos movimentos, além de decorrer do equilíbrio dos chakras e glândulas. 

Principais modalidades de Ioga

 

Desde o seu surgimento, as práticas sofreram influências, principalmente pelas filosofias do budismo e hinduísmo. Dessa forma, a Ioga apresenta as seguintes modalidades:

Hatha Ioga: É a modalidade mais conhecida e praticada no ocidente. É indicada para iniciantes, pois trabalha com as posições mais básicas. A Hatha Ioga tem como foco a respiração, equilíbrio, concentração e postura. 

Ashtanga Ioga: Além de consciência corporal, essa modalidade exige força e flexibilidade. Dessa forma, os praticantes devem ter uma certa preparação para acompanhar as seis séries fixas de sequência de posturas. A Ashtanga promove a liberação de toxinas do corpo por meio do suor. 

Bikram: Esse método conta com 26 posturas clássicas da Hatha Ioga, repetidas duas vezes por aula, divididas entre atividades deitadas e em pé. Esse estilo é conhecido como Hot Ioga por ser praticado em uma sala aquecida.

Vinyasa: Essa modalidade trabalha com séries fixas e se difere da anterior por conta da sua dinamicidade. As posturas alinhadas ao ritmo acelerado da respiração imitam a vida moderna nas grandes cidades.

Iyengar: Esse estilo costuma priorizar a permanência em cada posição por um tempo muito maior em relação aos outros estilos. No Iyengar, são utilizados cintos, blocos e faixas para adaptar as posturas dos praticantes. 

Kundalini Ioga: Essa modalidade leva o nome do primeiro dos chakras. Se despertado, o kundalini promove a expansão da consciência. Essa linha trabalha a respiração, postura e a meditação, além dos mudras, gestos realizados com as mãos. 

Superioga: Criada no Brasil, essa modalidade tem um estilo mais dinâmico e intenso. As posturas e respiração são direcionadas de forma mais rápida em relação aos outros estilos.

Benefícios da Ioga

 

Há mais de 2 mil anos, a Ioga surgiu como filosofia de vida. Isso quer dizer que ela não era considerada uma atividade física. Atualmente, há quem use a prática como uma ideologia.

No entanto, ela acaba sendo, na maioria das vezes, entendida como um método de exercício que contribui para o bem-estar. Independentemente das concepções de quem pratica, uma coisa é certa: a Ioga acalma a mente e fortalece o corpo. Dessa forma, os benefícios de sua prática são:

Redução do estresse: A concentração exigida durante a prática, aliada aos exercícios de respiração, faz com que a gente se desconecte dos problemas do dia a dia. Dessa forma, nosso corpo passa a equilibrar os hormônios.

As glândulas adrenais passam a funcionar melhor, reduzindo os níveis de cortisol, hormônio responsável por causar estresse. Isso favorece o surgimento de pensamentos mais positivos, além de amenizar os sintomas de ansiedade. 

Aumento da concentração: A execução das posturas implica em maior controle da mente e do corpo. Isso ocorre porque a atividade demanda atenção na respiração e no movimento.  

Esse benefício ultrapassa o momento da prática e pode ser sentido em atividades que envolvem trabalho e estudo, por exemplo. Alguns exercícios, como o pranayama, trataka, surya namaskar (saudação ao sol), dhanurasana (posição de arco) e sarvangasana (postura da vela) potencializam ainda mais a concentração.

Elevação da autoaceitação: A Ioga faz com que a gente se conheça e se entenda melhor, já que é uma atividade que depende da nossa capacidade de envolvimento e deixa de lado os ruídos externos.

O exercício deve ser feito sempre no seu ritmo. Isso faz com que você conheça seus limites e aumente seu nível de autoaceitação, o que implica em mais motivação diante das atividades diárias. 

Auxílio no combate à depressão: Por promover um trabalho de equilíbrio da mente, a Ioga estimula a produção e liberação de neurotransmissores. O resultado é a sensação de bem-estar e relaxamento que contribui para o tratamento da depressão e síndrome do pânico. 

Promoção da qualidade do sono: O relaxamento e a redução do estresse nos ajudam a dormir melhor. A meditação antes de deitar potencializa os efeitos da Ioga e promove um sono contínuo e de qualidade.

Fortalecimento da musculatura: Os exercícios trabalhados na Ioga favorecem o alongamento, flexibilidade e força muscular. Isso garante que você desempenhe suas atividades diárias com mais disposição e energia. 

Qual é a relação entre Ioga e emagrecimento?

 

A Ioga, nesse caso, servirá como mais um aliado processo de perda de peso. Como ela auxilia na redução do estresse e da ansiedade, fatores que podem desencadear uma alimentação em excesso, sua prática regular auxilia no emagrecimento. 

Além disso, ela faz com que a gente se sinta mais disposto. Dessa forma, conseguiremos gastar mais calorias com atividades que antes poderiam ser um problema, como caminhar, por exemplo.

Com a prática de Ioga, alguns órgãos, como o fígado e os rins, ganham mais vitalidade por conta do estímulo aos chakras.  O fígado, por exemplo, é responsável por liberar as toxinas do organismo e purificar o sangue. Isso implica em melhoria em todo o sistema circulatório. 

A prática de Ioga também colabora com a queima de calorias, principalmente nas modalidades mais dinâmicas e intensas. 

Portanto, a verdade, o emagrecimento só é possível se você unir a prática de Ioga a um programa eficaz e completo de reeducação alimentar.

O Vigilantes do Peso conta com uma equipe multidisciplinar e programas personalizados para fazer com que você emagreça de forma saudável e tranquila. Disponibilizamos planos nas modalidades online ou presencial para atender às suas necessidades.