Yoga emagrece? Como exercícios para corpo e mente podem te ajudar no processo de perda de peso

Entenda de que forma essa prática milenar pode te auxiliar a ter um estilo de vida mais saudável

A Yoga é um tipo de exercício que pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Seus benefícios decorrem do trabalho interligado entre corpo e mente, garantindo assim a saúde e o bem-estar.

Saiba mais sobre a origem dessa prática e descubra por que ela pode te ajudar no processo de reeducação alimentar e emagrecimento. Como a gente sabe que você está querendo saber se Yoga emagrece, vamos falar sobre isso também.

O que é Yoga

A palavra Yoga vem do sânscrito e significa unir, integrar e totalizar. Dessa forma, a prática tem como objetivo despertar a sensação de bem-estar por meio da integração do ser, ou seja, entre corpo e mente.

Essa união acontece a partir de técnicas de respiração, posturas, movimentos físicos e meditação. Um dos objetivos da prática da Yoga é treinar a mente. Ao longo dos séculos, os mestres yogues descobriram que o equilíbrio da mente acontece quando acalmamos o corpo por meio da flexibilidade e dos movimentos, além de decorrer do equilíbrio dos chakras e glândulas.

Principais modalidades de Yoga

Desde o seu surgimento, as práticas sofreram influências, principalmente pelas filosofias do budismo e hinduísmo. Dessa forma, a Yoga apresenta as seguintes modalidades:

  • Hatha Yoga: É a modalidade mais conhecida e praticada no ocidente. É indicada para iniciantes, pois trabalha com as posições mais básicas. A Hatha Yoga tem como foco a respiração, equilíbrio, concentração e postura.
  • Ashtanga Yoga: Além de consciência corporal, essa modalidade exige força e flexibilidade. Dessa forma, os praticantes devem ter uma certa preparação para acompanhar as seis séries fixas de sequência de posturas. A Ashtanga promove a liberação de toxinas do corpo por meio do suor.
  • Bikram: Esse método conta com 26 posturas clássicas da Hatha Yoga, repetidas duas vezes por aula, divididas entre atividades deitadas e em pé. Esse estilo também é conhecido como Hot Yoga por ser praticado em uma sala aquecida.
  • Vinyasa: Essa modalidade trabalha com séries fixas e se difere da anterior por conta da sua dinamicidade. As posturas alinhadas ao ritmo acelerado da respiração imitam a vida moderna nas grandes cidades.
  • Iyengar: Esse estilo costuma priorizar a permanência em cada posição por um tempo muito maior em relação aos outros estilos. No Iyengar, são utilizados cintos, blocos e faixas para adaptar as posturas dos praticantes.
  • Kundalini Yoga: Essa modalidade leva o nome do primeiro dos chakras. Se despertado, o kundalini promove a expansão da consciência. Essa linha trabalha a respiração, postura e a meditação, além dos mudras, gestos realizados com as mãos.
  • SuperYoga: Criada no Brasil, essa modalidade tem um estilo mais dinâmico e intenso. As posturas e respiração são direcionadas de forma mais rápida em relação aos outros estilos.

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Benefícios da Yoga

Há mais de dois mil anos, a Yoga surgiu como filosofia de vida. Isso quer dizer que ela não era considerada uma atividade física. Atualmente, há quem use a prática como uma ideologia.

No entanto, ela acaba sendo, na maioria das vezes, entendida como um método de exercício que contribui para o bem-estar. Independentemente das concepções de quem pratica, uma coisa é certa: a Yoga acalma a mente e fortalece o corpo. Dessa forma, os benefícios de sua prática são diversos:

Redução do estresse: A concentração exigida durante a prática, aliada aos exercícios de respiração, faz com que a gente se desconecte dos problemas do dia a dia. Dessa forma, nosso corpo passa a equilibrar os hormônios. As glândulas adrenais passam a funcionar melhor, reduzindo os níveis de cortisol, hormônio responsável por causar estresse. Isso favorece o surgimento de pensamentos mais positivos, além de amenizar os sintomas de ansiedade.

Aumento da concentração: A execução das posturas implica em maior controle da mente e do corpo. Isso ocorre porque a atividade demanda atenção na respiração e no movimento.

Esse benefício ultrapassa o momento da prática e pode ser sentido em atividades que envolvem trabalho e estudo, por exemplo. Alguns exercícios, como o pranayama, trataka, surya namaskar (saudação ao sol), dhanurasana (posição de arco) e sarvangasana (postura da vela) potencializam ainda mais a concentração.

Elevação da autoaceitação: A Yoga faz com que a gente se conheça e se entenda melhor, já que é uma atividade que depende da nossa capacidade de envolvimento e deixa de lado os ruídos externos. O exercício deve ser feito sempre no seu ritmo. Isso faz com que você conheça seus limites e aumente seu nível de autoaceitação, o que implica em mais motivação diante das atividades diárias.

Auxílio no combate à depressão: Por promover um trabalho de equilíbrio da mente, a Yoga estimula a produção e liberação de neurotransmissores. O resultado é a sensação de bem-estar e relaxamento que contribui para o tratamento da depressão e síndrome do pânico.

Promoção da qualidade do sono: O relaxamento e a redução do estresse nos ajudam a dormir melhor. A meditação antes de deitar potencializa os efeitos da Yoga e promove um sono contínuo e de qualidade.

Fortalecimento da musculatura: Os exercícios trabalhados na Yoga favorecem o alongamento, flexibilidade e força muscular. Isso garante que você desempenhe suas atividades diárias com mais disposição e energia.

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Afinal, Yoga emagrece?

A Yoga, nesse caso, servirá como mais um aliado no processo de perda de peso. Como ela auxilia na redução do estresse e da ansiedade, fatores que podem desencadear uma alimentação em excesso, sua prática regular auxilia no emagrecimento.

Além disso, ela faz com que a gente se sinta mais disposto. Dessa forma, conseguiremos gastar mais calorias com atividades que antes poderiam ser um problema, como caminhar, por exemplo.

Com a prática de Yoga, alguns órgãos, como o fígado e os rins, ganham mais vitalidade por conta do estímulo aos chakras. O fígado, por exemplo, é responsável por liberar as toxinas do organismo e purificar o sangue. Isso implica em melhoria em todo o sistema circulatório. A prática também colabora com a queima de calorias, principalmente nas modalidades mais dinâmicas e intensas. Nesse caso, a Yoga emagrece. Mas, como já dissemos, o emagrecimento só é possível ao adotar outros hábitos saudáveis simultaneamente.

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