Dicas E Artigos

Receitas

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

Invista nas sobremesas de frutas neste outono
Se você está cansado das simples bananas, é hora de abrir alas para as verdadeiras belezas naturais da estação. Veja como fazer deliciosas sobremesas de maçã, pera, laranja e muito mais!

O recheio
1. Enxugue um pouco a fruta.
Para drenar o suco da fruta antes de usá-la como recheio de alguma torta, cozinhe antes, pois assim você consegue a consistência correta.

2. Use espessante.
Amido de milho ou farinha de trigo são bons para encorpar a fruta. Você pode tentar também acrescentar biscoito triturado ao fundo da massa da torta, para absorver o excesso de líquido.

3. Saiba escolher.
Use frutas que naturalmente contenham menos água. Por exemplo, maçãs Golden ou peras Bosc.

4. Misture.
Considere combinar diferentes variedades de maçãs, para criar um equilíbrio de sabores e texturas. Algumas são mais macias, outras mais crocantes. Uma sugestão: Golden (com uma consistência mais firme), Fuji (são bem doces) e Granny Smith (para dar um azedinho).

A massa
5. Mantenha sempre refrigerada.
Para garantir uma boa torta, antes de trabalhar a massa deixe-a por um tempo na geladeira. A água a ser usada também deve ser gelada.

6. Seja rápido.
Ao trabalhar a massa, procure ser rápido.

7. Refrigere.
Antes de assar, leve a massa (já na forma) à geladeira por meia hora. O que você ganha com isso? Textura e consistência perfeitas.

O cozimento
8. Use estas técnicas básicas para cozinhar maçãs.
Maçãs ao forno são uma ótima opção de sobremesa: deliciosas e saudáveis. Retire os caroços com as maçãs ainda inteiras e as recheie com uma mistura de açúcar ou adoçante, suco de cranberry ou de laranja, nozes picadas, uvas-passas e noz-moscada. Arrume-as em um tabuleiro, cubra com papel-alumínio e leve ao forno a 180 °C por uma hora, ou até ficarem macias. Mantenha cobertas pelos primeiros 30 minutos, para que cozinhem. Depois, tire o papel-alumínio para que dourem.

9. Dê um gostinho a mais para as frutas cítricas.
Uma boa ideia é separar laranjas em gomos, furá-los e cozinhá-los em fogo brando, mergulhados em uma mistura de açúcar, água e raspas de limão.

10. Experimente outras frutas.
Quando se cansar dos doces de maçã e pera, você ainda pode lançar mão dos pacotes de frutas congeladas, como framboesa, amora e morangos. A regra é a mesma: reduza o excesso de líquido cozinhando-as antes de levá-las ao forno.

Dica final
Nem todas as receitas orientam a cozinhar a fruta antes de preparar a torta. O resultado não deixa de ser bom dessa forma, mas se você quiser uma sobremesa realmente perfeita, siga esta nossa dica. Basta usar um pouco de óleo em spray em uma panela, jogar as frutas, o açúcar e os temperos pedidos na receita e cozinhar em fogo médio, mexendo de vez em quando, até a fruta estar quase cozida por completo. Assim, o suco vai ser liberado sem que a fruta esteja dentro da massa. Esse suco poderá então ser parcialmente eliminado ou engrossado, com uma pequena quantidade de amido de milho (uma colher de chá aproximadamente). Só não deixe de esperar levantar fervura, para aproveitar ao máximo o poder do espessante. Depois disso, é só continuar a seguir normalmente a receita; a fruta vai terminar de cozinhar no forno.