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Homens emagrecem mais rápido que mulheres?

É verdade que os homens podem comer mais do que as mulheres sem ganhar peso e emagrecer mais rapidamente? Sim! E o motivo pode ser encontrado em diferenças biológicas.

 

Existem diferenças metabólicas relativamente pequenas entre homens e mulheres. Em média, o gasto total de energia das mulheres - que é o número de calorias queimadas para as necessidades metabólicas, incluindo respiração, circulação sanguínea, digestão e atividade física - é cerca de 5 a 10% menor que o dos homens. Esse gasto energético reduzido pode ser parcialmente explicado pela composição corporal.

Já a composição corporal - que é a quantidade de músculo, osso e gordura que compõe o corpo - é bem diferente entre homens e mulheres. Os homens, em geral, têm mais massa muscular, ossos mais pesados ​​e menos gordura corporal do que as mulheres. Por exemplo, um homem nos seus 20 anos que pesa 69kg, tem aproximadamente 31kg de músculo, 10kg de osso e 10kg de gordura. Uma mulher típica da mesma idade que pesa 56kg, tem em torno de 20kg de músculo, 6kg de osso e 15kg de gordura. A porcentagem recomendada de gordura corporal para uma mulher está entre 20 a 30% (o que pode ser maior durante a gravidez), enquanto o intervalo recomendado para um homem é entre 12 a 20%. Devido a essas diferenças na massa muscular, os homens queimam mais calorias do que as mulheres em repouso.

 

Atividades físicas

Quando falamos de exercícios, também há diferenças. As mulheres, em geral, tendem a ser menos ativas que os homens. Além disso, um estudo que mediu o metabolismo em homens e mulheres descobriu que a principal razão pela qual o gasto de energia das mulheres era menor era devido a significativamente menos calorias queimadas em atividades físicas.

Esses dois fatores - mais calorias queimadas em repouso e mais calorias queimadas durante atividades - tornam mais fácil para os homens comer mais sem ganhar peso e, também, emagrecer mais rapidamente do que mulheres de tamanho semelhante. As diferenças, em termos de perda total de peso, no entanto, são modestas. Por exemplo, em dois estudos de perda de peso, um com homens e outro com mulheres, os homens perderam 7kg, enquanto as mulheres perderam 6kg.

Embora existam diferenças entre os gêneros no metabolismo, as diferenças em termos de perda total de peso são modestas. Tanto para homens quanto para mulheres, fazer mudanças positivas no estilo de vida resultará em perda de peso duradoura e bem-sucedida.