Dicas E Artigos

Receitas

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

Hidratação em primeiro lugar
Beber água faz bem. Mas será que esse é o único líquido que ajuda o corpo a ficar hidratado? Existe algum estudo científico comprovando que ingerir sucos, café ou outras bebidas seja igualmente saudável?

Confira o que o Departamento de Pesquisas da Weight Watchers International tem a dizer sobre esse assunto.

Segundo o dicionário Aulete digital, a palavra água pode ser definida como “líquido sem cor, cheiro ou sabor, essencial à vida, composto de hidrogênio e oxigênio”. No que diz respeito à hidratação do corpo, contudo, a recomendação é ingerir seis copos de líquidos diariamente, que podem ser a água, sucos, refrigerantes, sopas, entre outros. As bebidas que contêm cafeína (chá, café, refrigerantes de cola) e álcool também são classificadas como líquidos, mas seu consumo deve ser limitado, pois podem causar desidratação.

Será que essas recomendações têm base científica?

Cafeína e equilíbrio hídrico


Pesquisas analisaram participantes que ficaram sem consumir cafeína por vários dias e depois ingeriram diversas bebidas com cafeína em curtos espaços de tempo (2−3 xícaras de café ou 5−8 xícaras de chá, por exemplo). O resultado foi o aumento da produção de urina.
Essa mesma análise foi feita com consumidores assíduos de café. O resultado não foi igual ao do caso anterior, pois esses participantes desenvolveram tolerância à substância e já tinham uma produção constante de urina, não necessariamente associada à ingestão de bebidas com cafeína.

Em relação aos participantes que consumiram porções normais de bebidas cafeinadas, não foram encontrados efeitos diuréticos.

Esses resultados mostraram que as bebidas com cafeína são tão hidratantes quanto as outras e podem ser consumidas com os outros líquidos, como a água e os sucos.1

Álcool e equilíbrio hídrico


O equilíbrio hídrico é basicamente regulado pelo hormônio chamado vasopressina, também conhecido como hormônio antidiurético (ADH, sigla inglesa de antidiuretic hormone). A glândula hipófise libera esse hormônio quando o corpo precisa reter líquido. A principal função do ADH é sinalizar para o rim a necessidade de concentrar a urina e manter o volume de sangue em níveis elevados. A ingestão de álcool bloqueia a liberação desse hormônio pela hipófise de forma progressiva, por isso, quanto maior for a concentração de álcool em uma bebida (e/ou a quantidade de bebidas consumidas), mais urina será eliminada. Assim, o estado hídrico do corpo passa de equilibrado para menos hidratado e, se consumido em excesso, o álcool pode causar desidratação. Não é possível desenvolver tolerância a esse efeito.2 Por causa desse potencial de impactar o equilíbrio hídrico de maneira adversa, as bebidas alcoólicas não devem ser consumidas como os líquidos mais saudáveis.

As Orientações Saudáveis do Vigilantes do Peso recomendam consumir pelo menos seis copos de bebidas não alcoólicas todos os dias.


 
FONTES:
1Maughan RJ, Griffin J. Caffeine ingestion and fluid balance: a review. Journal of Human Nutrition and Dietetics. 2003;16 (6): 411 – 420. 
2 Eggleton, MG. The diuretic action of alcohol in man. J. Physiol. 1942 Aug 18;101(2): 172-191.