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Hatha Ioga x Emagrecimento
Segundo pesquisa americana, a ioga é o tratamento complementar mais utilizado no controle de peso¹, sem considerar os suplementos alimentares.

A hatha ioga é uma modalidade de ioga que usa posições, respiração e meditação com o objetivo de melhorar a saúde em geral e a sensação de bem-estar. Apesar de não haver pesquisas consistentes sobre os efeitos dessa atividade no peso, há um conjunto crescente de evidências que indicam que a hatha ioga traz benefícios à saúde². 

Ioga para queimar calorias
Um pequeno número de pesquisas analisou a ioga como exercício para queimar calorias. Nelas, foram observados pequenos grupos de pessoas com características específicas.


Um dos estudos realizado em 2001 avaliou o efeito dos movimentos de hatha ioga nos níveis de exercícios e nas taxas de percepção de esforço entre rapazes que serviam ao exército da Índia. Durante o estudo, todos os soldados praticavam duas horas de atividades físicas por dia. Na primeira hora, enquanto um dos grupos praticava hatha ioga seis dias por semana, o outro realizava atividades físicas tradicionais. Na segunda hora, ambos os grupos se exercitavam da mesma forma.

Apenas 28 soldados completaram os seis meses da experiência. Ambos os grupos tiveram melhoras nos níveis de exercícios durante a realização da pesquisa. Os praticantes de ioga, em especial, tiveram taxas menores de percepção de esforço em comparação ao outro grupo. 
Os autores concluíram que a hatha ioga, como parte de um plano de exercícios, pode contribuir para as atividades físicas como um todo e aumentar a capacidade de praticar atividades mais exaustivas³. Contudo, é importante ressaltar que o estudo incluiu seis horas de ioga por semana e foi realizado por rapazes em seu peso ideal. 

Outra pesquisa realizada com um pequeno grupo de mulheres comparou três atividades: participar de uma aula de 30 minutos de hatha ioga, ficar sentada em uma cadeira e fazer uma caminhada na esteira em velocidade moderada. Os pesquisadores descobriram que praticar ioga queima apenas 8% a mais de calorias do que ficar sentado, e 53% a menos de calorias do que caminhar, o que classifica a ioga como um exercício de intensidade muito leve. 
Os estudiosos concluíram que, embora essa modalidade de ioga seja uma forma aceitável de melhorar os resultados do treino de resistência e a flexibilidade corporal, ela traz pouco ou nenhum benefício cardiovascular4.  

Benefícios não relacionados aos exercícios
Muitos praticantes de ioga defendem que a atividade é uma forma de lidar com o estresse. Para estudar o assunto mais a fundo, cientistas avaliaram a frequência cardíaca, a pressão sanguínea, os níveis hormonais e as diversas características psicológicas de um grupo de jovens mulheres que praticava ioga. Depois, compararam os resultados aos de outro grupo, também de mulheres da mesma faixa etária, que estava lendo em uma posição confortável durante o monitoramento do experimento. Não foram encontradas diferenças nos níveis hormonais e na pressão sanguínea entre os grupos.

No entanto, o grupo da ioga mostrou redução na frequência cardíaca, altos níveis de satisfação pessoal e baixos índices de excitabilidade, agressividade, fraqueza e doenças emocionais e somáticas, quando comparado ao grupo de leitoras. As praticantes de ioga também foram apontadas como mais bem-preparadas para lidar com o estresse e apresentaram melhora de humor no final da experiência, além de apresentarem níveis mais altos de animação e extroversão5.

Em suma, é muito importante que sejam realizados mais estudos sobre o papel da hatha ioga no emagrecimento saudável e na manutenção do peso. A melhor recomendação é usar essa atividade como forma de aumentar a flexibilidade e reduzir potencialmente os níveis de estresse. Ela não deve ser considerada, contudo, uma forma de queimar calorias para potencializar a perda de peso.

REFERÊNCIAS

1 Sharpe PA, Blanck HM, Williams JE, Ainsworth BE, Conway JM. Use of complementary and alternative medicine for weight control in the United States. J Altern Complement Med. 2007 Mar;13(2):217-22.
2 Raub JA. Psychophysiologic effects of Hatha Yoga on musculoskeletal and cardiopulmonary function: a literature review. J Altern. Complement Med. 2002 Dec;8(6):797-812.
3 Ray US, Sinha B, Tomer OS, Pathak A, Dasgupta T, Selvamurthy W. Aerobic capacity & perceived exertion after practice of Hatha yogic exercises. Indian J Med Res. 2001 Dec;114:215-21.
4 Clay CC, Lloyd LK, Walker JL, Sharp KR, Pankey RB. The metabolic cost of hatha yoga. J Strength Cond Res. 2005 Aug;19(3):604-10.
5 Schell FJ, Allolio B, Schonecke OW. Physiological and psychological effects of Hatha-Yoga exercise in healthy women. Int J Psychosom. 1994;41(1-4):46-52.