Dicas E Artigos

Guia prático de controle das porções

Precisando de dicas para lidar com os bufês dos restaurantes? Precisa de boas opções de lanches? Confira esses conselhos!

Pode ser difícil ficar limitado às opções saudáveis de casa na correria do dia a dia. Por isso, atendendo a pedidos dos Associados VP, separamos 10 dicas para controlar o impulso na hora de servir porções. Experimente essas táticas para controlar suas refeições:

  1. Não deixe o resto do bolo em cima da mesa depois da festa. Embrulhe-o e distribua com os docinhos entre os convidados.
  2. Peça quentinha nos restaurantes. As porções podem ser muito grandes. Embale metade do que você for comer para levar para casa.
  3. Pense na possibilidade de pedir os pratos infantis nas lanchonetes fast-food. Talvez você tenha que inventar que o lanche é para seu filho, mas o custo é baixo para ter um controle da porção incluído.
  4. Procure petiscos e acompanhamentos nos restaurantes que servem entradas grandes. Peça dois dos pratos menores para uma refeição de tamanho razoável.
  5. Diminua a tentação das barganhas. Se você comprar embalagens maiores dos seus lanches para economizar dinheiro, coloque-os nas prateleiras mais altas. Assim não será tão fácil alcançá-los. Outra tática é dividi-los imediatamente em porções individuais e guarda-las em locais de difícil acesso.
  6. Treine para aprender a estimar as porções com os olhos. Uma porção de 90g de frango, por exemplo, tem o mesmo tamanho que um baralho de cartas ou a palma da mão.
  7. Prepare seus próprios “congelados”. Quando as receitas renderem porções extras, guarde as sobras em potes para porções individuais e mantenha o controle das porções mais tarde ou no horário de almoço do trabalho.
  8. Tire as travessas da mesa. Se a metade da lasanha ficar na sua frente durante o jantar, será mais provável que coma tudo em segundos. A tática é servir sua porção e colocar a travessa longe, na cozinha talvez. É possível que queira repetir, mas agindo dessa forma, a tendência poderá ser menor.
  9. Coma em pratos pequenos. Um prato comum meio cheio dá a ideia de privação, um prato de sobremesa cheio até o topo parece uma refeição farta.
  10. Coma devagar. Uma pesquisa sugere que o seu corpo leva aproximadamente 20 minutos para entender que você está satisfeito. Se você comer rápido, cada segundo será mais atraente. 

Dica extra: doces

Para muitos, o maior desafio é a vontade de comer doces!  Então separamos uma dica extra para incluirmos essa iguaria em nosso plano alimentar corretamente.

A primeira recomendação (e a mais importante) é limitar a exposição de alimentos tentadores. Um exemplo prático é não se sentar perto do sorvete nos restaurantes e planejar comer apenas ½ xíc. do doce. Em casa, a estratégia é servir-se e logo guardar o pote no freezer, assim não ficará tentado a comer mais uma colherada.

Considere comprar potes menores. Mas, se ter uma sobremesa em casa é muito tentador, vá até à padaria ou supermercado e compre somente uma porção individual por vez.