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Guia para o bolo ideal

Pessoas felizes fazem escolhas mais saudáveis.

Uma dieta equilibrada é aquela em que comemos de tudo, com moderação. E isso inclui, sim, os bolos!

Você já sabe que, com o VP, não precisa se privar do que mais gosta. E que como a maioria dos alimentos, os bolos devem ser consumidos com equilíbrio. Mas você não precisa cortá-los de sua dieta!

É preciso levar em consideração que eles são, normalmente, preparações que levam muito açúcar, óleo, farinha e, portanto, tendem a ser calóricos. Então, evite bolos com leite condensado, chocolate e chantilly para prevenir exageros. Prefira sempre os sem recheio e mais simples, como de laranja, fubá ou baunilha. Quanto mais ingredientes, coberturas e recheios, mais calóricos eles serão.

O ideal é que seu consumo não se torne parte da rotina alimentar. Uma fatia fina, no lanche ou em uma festa de aniversário é totalmente aceitável. Fuja dos excessos e você ficará bem.  

Algumas formas de tornar aquele bolinho da vovó ainda mais saudável:

  1. Substitua o leite integral por leite desnatado;
     
  2. Substitua uma parte da farinha por farinha de trigo integral ou farinha de aveia;
     
  3. Acrescente mais fibras, adicionando linhaça, aveia ou farinha de frutas à sua receita;
     
  4. No lugar do achocolatado, utilize cacau em pó sem açúcar;
     
  5. Substitua uma parte do óleo por suco de laranja ou de maçã;
     
  6. Evite bolos prontos ou misturas industrializadas, pois contém muito mais açúcar e gordura, além de outros aditivos químicos, como corantes e conservantes;
     
  7. Utilize especiarias para reduzir a quantidade de açúcar: baunilha, canela, noz-moscada ou cravo em pó;
     
  8. No lugar de recheios com chantilly ou leite condensado, utilize geleias de fruta sem açúcar, frutas picadas ou nozes e castanhas.