Guia do Emagrecimento: com este guia completo vai ficar ainda mais fácil perder peso

Descubra quais são os passos que você deve dar para emagrecer com saúde e alcançar resultados seguros e eficazes

As dietas da moda, ao contrário do que muita gente imagina, não são eficazes para a perda de peso saudável e duradoura. Emagrecer deve fazer parte de um contexto muito mais amplo do que somente uma nova escolha de cardápio.

Na verdade, esse processo está relacionado à adoção de hábitos saudáveis no dia a dia e à construção de uma imagem corporal positiva. Descubra como é possível emagrecer sem se privar das delícias que a vida oferece.

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Agende uma consulta com seu médico

O primeiro passo para emagrecer é fazer uma avaliação médica completa. Portanto, agende uma consulta com o clínico geral e informe seu desejo de perder peso. O especialista solicitará exames de rotina para fazer uma investigação mais detalhada.

Pode ser que o médico te encaminhe para especialistas em endocrinologia, cardiologia entre outros, para uma avaliação mais minuciosa.

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Emagrecer rápido não significa emagrecer com saúde

As dietas da moda, que cortam drasticamente calorias e reduzem o cardápio de forma significativa, além de extremamente restritivas, são nocivas para a saúde. Nesse contexto, a promessa de perder peso rapidamente oferece uma série de riscos.

Em primeiro lugar, é importante considerar que os quilos perdidos em dias ou semanas tendem a voltar com a mesma rapidez com que foram eliminados. Esse processo tem um nome bem conhecido: efeito sanfona.

Ele diz respeito ao ganho e perda de peso constantemente. A razão para isso acontecer é que a maioria das pessoas não consegue manter por um longo tempo uma rotina alimentar sem carboidratos, por exemplo.

Além disso, a alimentação monótona e com pouca variedade é pobre em nutrientes. Isso pode afetar a imunidade do corpo, deixando-o mais vulnerável a doenças. A maioria das dietas da moda implica também na perda considerável de músculos, o que é prejudicial à saúde. Além desses, outros sinais que podem aparecer são queda de cabelo, unhas fracas, desânimo, indisposição, tontura, flacidez e constipação intestinal.

Portanto, fique longe de promessas milagrosas. A perda rápida de alguns quilos, além de não ser eficaz, fará com que você perca seu bem mais valioso: sua saúde física e mental.

Faça refeições completas para o seu guia de emagrecimento

A ideia de que para emagrecer é preciso “fechar a boca”, como diz o senso comum, deve ser desconstruída. O importante é construir hábitos alimentares saudáveis, sem restrições e sem deixar de ingerir os nutrientes necessários para seu corpo.

Se ficamos muitas horas sem nos alimentar, o nível de glicose tende a diminuir. Nesse caso, o corpo passa a liberar um hormônio chamado grelina, que é produzido no estômago e envia informações ao cérebro, disparando assim o sinal de fome. Com a falta de glicose e o excesso de grelina no sangue, nosso cérebro entende que precisamos de mais comida do que realmente necessitamos. Daí surge a vontade de comer alimentos ricos em gordura, açúcares e outras escolhas pouco saudáveis.

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Existe uma variedade de alimentos que podem ser inseridos no cardápio para auxiliar no processo de emagrecer com saúde. O programa de reeducação alimentar do WW Vigilantes do Peso ajuda inseri-los com mais assertividade em cada refeição.

Quer criar hábitos saudáveis?

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