Dicas E Artigos

Garanta sua energia

Com estes rápidos ajustes na rotina, você vai manter seu corpo na ativa com um sorriso no rosto.

Várias vezes por dia você acha que se encaixa na classificação de “zumbi”? Todos temos nossos picos de energia e apagões, é claro. Mas vidas atarefadas e falta de sono são os grandes vampiros da nossa energia, além da ingestão de álcool, e o hábito de comer mal também contribuírem bastante.

Mas acalme-se. Estamos aqui para ajudá-lo! Pense nestes ajustes rápidos como um presente que você vai se dar. A maioria deles leva apenas alguns minutos (ou segundos) para colocar em prática. Experimente-os e veja seu ânimo aumentar.

Parte 1: Combustível

  • Aposte nos alimentos verdes

O café é bom para acordar, mas beba chá verde se quiser energia o dia todo. De acordo com Woodson Merrell, Doutora em Medicina, basta uma xícara para começar a carregar a bateria de seu corpo logo pela manhã. O chá verde contém cafeína (embora muito menos do que o café), mas também dispõe de um ingrediente calmante, a teanina, que acrescenta uma energia zen. "Você fica disposto, em vez de acelerado, como com o café", comenta.  

  • Mais magnésio

A fadiga é um sinal muito comum de deficiência leve de magnésio. Ele está envolvido na quebra da glicose dos alimentos, transformando-a em energia. Assim, se seus níveis estiverem baixos, sua energia vai ficar lá no pé. Uma dieta fraca não é o único problema: os hormônios que libera quando está estressado também podem esvaziar o seu sistema de magnésio. Fontes de ação rápida de magnésio incluem caju, amêndoas e iogurte de baixo teor de gordura, todos ideais para lanchinhos, a qualquer momento.

  • Invista na proteína

Seu corpo precisa de uma fonte duradoura de energia: proteína. "As pessoas dizem: como bem para caramba, eu como legumes e grãos, frutas", diz o Dra. Eva Cwynar, professora assistente de medicina na Universidade da Califórnia. "Todos esses alimentos são carboidratos. Se estiver comendo assim ao longo do dia todo, vai ficar exausto, porque sua insulina está trabalhando demais". Quando sua glicemia cai, você se sente sem forças. Um ajuste fácil: coma carboidratos saudáveis com proteínas. Coloque manteiga de amêndoa em metade de uma banana, por exemplo, ou misture um pote de iogurte grego em suas frutas.

Parte 2: Rejuvenescedores

  • Crie rituais noturnos

Crie uma rotina que sinalize que seu dia acabou. Coloque seu pijama ou livre-se do sutiã assim que chegar em casa do trabalho. Isso inicia um processo de relaxamento físico e mental que leva cerca de três horas e te prepara para um sono renovador. Mais perto da hora de dormir, comece seu ritual noturno relaxante, como tomar um banho quente ou desfrutar de uma pequena xícara de chocolate quente.

  • Relembre programas antigos

Quando estiver esgotado, até mesmo assistir a um novo episódio de seu programa de TV favorito pode ser desgastante. Mas assistir reprises é como vestir seu roupão favorito e acolhedor. Não há incerteza, porque você já viu o episódio e gostou dele. Você só precisa se sentar e deixar rolar.

  • Encontre atividades prazerosas

Trabalhar mais a cada dia com certeza vai deixá-lo mais estressado, mas não se você buscar atividades que ajudem a relaxar. "Você se liberta de todo o ruído mental, sua criatividade aumenta e você alcança um estado energizado de foco", explica a médica americana Holly Phillips. Uma maneira de encontrar esse prazer é achar tempo para fazer as coisas que você adora. E o mais importante: encontre prazer no que você já faz.

Parte 3: Reforços

  • Alimente sua cabeça

Qualquer exercício que acelere a pulsação irá energizar você, mas a Dra. Cwynar recomenda saltar como um método particularmente eficaz. O ideal é que você tenha um pequeno jump que pode guardar debaixo da cama ou em seu escritório. Mas se isso não for prático, apenas salte. "Mesmo se for ao acordar: dê três ou quatro pulos, você aumentará a sua energia", diz. Outra opção é fazer a posição de ioga do cachorro olhando para baixo. Seu cérebro estará abaixo de seu coração, aumentando o fluxo de sangue para a sua cabeça. Isso ajuda a manter o seu cérebro oxigenado, aumentando a atenção, o foco e a energia.

  • Recomece sua lista de tarefas

Se sua lista está cheia, crie uma lista de coisas que não precisa fazer, identificando aquelas que pode deixar para depois. Preencha esse tempo com aquilo que chamamos de "repouso ativo". São atividades de revitalização, que melhorem seu humor, como sair para jantar com suas amigas ou passear pelo parque.