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Frutas no Verão
Ah, o verão! A estação do ano mais esperada por muitos finalmente chegou. Os dias quentes e ensolarados convidam para uma esticada no sol, um mergulho no mar, na piscina ou um banho de mangueira bem refrescante.

Os parques e a orla tornam-se os cenários preferidos para a prática de atividade física e lazer ao ar livre — que coisa boa! Mas é preciso ficar ligado! No verão, é preciso redobrar a atenção com a proteção da pele, a alimentação e a hidratação; e, para isso, as frutas, certamente, são boas companhias.

O envelhecimento da pele é assunto de pauta e não é de hoje. Um dos fatores externos que colabora para isso é a exposição repetida à ação dos raios ultravioletas do sol. Essa exposição estimula a formação de radicais livres, que agem nas membranas das células do corpo e podem levar à morte celular, ao estresse oxidativo e, inclusive, ao desenvolvimento de câncer de pele. Para evitar esses danos celulares, é necessário um equilíbrio entre radicais livres e substâncias antioxidantes, que diminuem de forma significativa ou inibem a ação dos radicais livres nas células. Várias vitaminas e minerais presentes em frutas, legumes e verduras possuem atividade antioxidante. Nas frutas, podemos citar, como exemplos, a vitamina C presente na acerola, os carotenoides presentes no melão amarelo e os flavonoides presentes nas uvas. Por isso, a alimentação deve ser colorida e variada com a presença de frutas, legumes e verduras para o consumo de antioxidantes ser diário e suficiente.

O betacaroteno, um tipo de antioxidante presente em frutas (também em legumes), de coloração amarelo-alaranjada, como a manga e o mamão, além de ajudar protegendo as células, ajuda no bronzeado. Ele é considerado um fotoprotetor oral e participa da formação da vitamina A, que, por sua vez, é responsável por promover a formação de melanina, o pigmento que dá a cor bronzeada à pele. Porém, para garantir esses benefícios, o consumo desses alimentos deve ser frequente.

No verão, também devemos dar atenção à alimentação e à hidratação. A temperatura elevada, muitas vezes, faz com que as pessoas percam o apetite e muito líquido pelo suor. Apesar do consumo de água tender a ser maior por conta da sede elevada pelo calor, a alimentação contribui muito para a hidratação. As frutas são ótimas opções para não pular refeições nos dias quentes e também para ajudar a hidratar. Escolha aquelas que possuem grande quantidade de água — aproximadamente 90% da sua composição, como a laranja, a melancia e o melão, por exemplo.

Prefira sempre as frutas inteiras para garantir o consumo de fibras e a saciedade prolongada. Uma outra dica é aproveitar a safra das frutas e comprar por preços mais baixos e melhor qualidade. No período entre dezembro e fevereiro, podemos destacar a safra das seguintes frutas¹: abacaxi Havaí, goiaba, figo, mamão Formosa, pitaia, melancia, melão amarelo, manga Tommy, manga Palmer e laranja-pera.

Aposte nas frutas e aproveite o verão sem abrir mão da saúde!

REFERÊNCIAS:

¹ CEAGESP – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo. Sazonalidade dos produtos comercializados no ETSP. Seção de Economia e Desenvolvimento da CEAGESP.