Dicas E Artigos

Frozen Food: 5 Receitas Com Frutas Para Você se Deliciar Neste Verão

Descubra como preparar sobremesas refrescantes, saborosas e cheias de nutrientes

Descubra como preparar sobremesas refrescantes, saborosas e cheias de nutrientes

 

As altas temperaturas do verão despertam nossa vontade de comer alimentos refrescantes. Por se tratar de um período quente e seco, essa estação demanda um pouco mais de cuidado, principalmente quando o assunto é reeducação alimentar.

As refeições saudáveis devem estar presentes em nosso cardápio durante o ano inteiro. Por isso, é preciso que você conheça quais são as opções de frozen food que promovem nutrição, bem-estar e energia.

 

1. Smoothie amarelo

 

O smoothie é uma das opções clássicas e saudáveis de frozen food. Essa receita refrescante e cremosa leva frutas congeladas e outros ingredientes que, além de serem saborosos, contribuem para o bom funcionamento do organismo. 

Ingredientes: Você vai precisar de 1 xícara de chá de castanha-de-caju ou 2 colheres de sopa de biomassa de banana verde; 1 manga média congelada em cubos e polpa de um maracujá congelado. 

Providencie também 2 colheres de sopa de gengibre; 1 colher de chá de cúrcuma ou açafrão-da-terra e, se desejar, 1 pitada de canela e extrato de baunilha a gosto. 

Como preparar: No dia anterior, deixe a castanha de molho em água fria. Outra opção é fervê-las por 30 minutos no dia em que você for preparar a receita. Escorra a água e bata as castanhas amolecidas no liquidificador com os demais ingredientes.

Despeje o smoothie em um recipiente de vidro. Para deixar o frozen food mais atrativo, enfeite com cubos de manga, mirtilo ou lascas de coco. Você também pode usar granola ou sementes de chia. 

O ideal é que essa receita seja consumida logo após o preparo. Isso garantirá que seu organismo absorva melhor os nutrientes, além de oferecer mais energia e disposição, principalmente antes das atividades físicas. 

 

2. Sorvete de banana e chia

 

A sobremesa que mais combina com o verão não precisa ficar de fora do seu programa de emagrecimento saudável. Basta usar a criatividade e optar por receitas com maior quantidade de nutrientes e menor teor de gordura e açúcar.

Ingredientes: Para essa receita, providencie 6 bananas sem casca bem maduras e congeladas;  1 colher de sopa de biomassa de banana verde; 3 colheres de chá de chia; 1 colher de café de baunilha e a mesma medida de goma guar. 

Você também vai precisar de 1 colher de chá de goma xantana; 2 xícaras de café de água; 1 colher de café de cardamomo em pó e a mesma medida de canela em pó. Se preferir, acrescente 1 colher de sopa de açúcar de coco. 

Como preparar: Bata as bananas congeladas e a biomassa no liquidificador. Acrescente a chia e a baunilha. Insira na mistura as gomas guar e xantana dissolvidas, separadamente, na água. Bata mais um pouco e acrescente o cardamomo, a canela e o açúcar (opcional). Leve ao freezer por 4 horas ou até endurecer. 

Esse frozen food pode ser consumido em até uma semana após o preparo. Mantenha-o no freezer para evitar o descongelamento. 

 

3. Sorvete de iogurte com frutas vermelhas

 

Além de ser saboroso, o iogurte conta com excelentes fontes de fermentos lácteos, que melhoram a digestão e promovem benefícios para o organismo. Dessa forma, ele melhora o trânsito intestinal, protege o sistema neurológico e aumenta a imunidade.

Ingredientes: Você vai precisar de 4 potes de iogurte natural desnatado; 100 gramas de cream cheese light; 3 colheres de sobremesa de adoçante culinário; 1 polpa congelada de framboesa e a mesma medida de amora e morango. Providencie também 1 colher de chá de suco de limão. 

Como preparar: Retire o soro do iogurte, colocando-o em um filtro de café de papel ou de pano por 15 minutos. Leve-o ao liquidificador junto com o cream cheese e bata por 3 minutos. Acrescente as polpas, o adoçante e o suco de limão.

Coloque a mistura em um recipiente fundo e cubra com um filme plástico rente à massa para evitar a formação de cristais de gelo. 

Leve seu frozen food ao freezer até que ele endureça. Leve ao freezer ou congelador até endurecer. Você pode consumir esse iogurte com morangos frescos ou outra fruta de sua preferência.

 

4. Suco verde de couve e salsa

 

O suco verde é outra opção de frozen food saudável para o verão. A maioria dos preparos dessa receita tem a couve como protagonista. As propriedades nutritivas desse vegetal são melhor aproveitadas se elea for consumidoa crua. 

Ingredientes: Você vai precisar de 2 cubos de couve congelada; 1 colher de sobremesa de salsa picada; 1 rodela média de abacaxi; 200 ml de água de coco; folhas de hortelã a gosto, água filtrada e suco de 1/2 limão. 

Como preparar o suco verde: Bata todos os ingredientes no liquidificador. O ideal é beber logo em seguida para absorver todos os nutrientes. 

Como preparar os cubos de couve: Providencie um maço inteiro de folhas e talos de couve devidamente lavados. Bata no liquidificador com água filtrada até formar um caldo grosso. Coe e distribua em fôrmas de gelo. Proteja com filme plástico e congele.

 

5. Sorvete de abacate com cacau

 

O abacate é uma excelente fonte de potássio, que ajuda na recuperação da musculatura e na absorção de proteínas, contribuindo para o desenvolvimento de massa magra. A hortelã potencializa o poder antioxidante e anti-inflamatório dessa fruta. 

Ingredientes: Você vai precisar de 1 abacate médio maduro, sem casca e cortado em cubos; 2 colheres de sopa de cacau em pó; a mesma medida de açúcar de coco ou mel; 1 colher de sopa de óleo de coco e 6 folhas de hortelã fresca. 

Como preparar: Congele o abacate e bata no processador até ficar um creme homogêneo. Acrescente o cacau, o açúcar e o óleo de coco. Bata por mais alguns segundos e acrescente a hortelã. 

Você pode servir esse frozen food em seguida ou levar ao freezer por mais meia hora, até que ele fique mais firme. 

Para saber qual é a porção ideal para seu perfil, faça parte do programa de emagrecimento, saúde e bem-estar do Vigilantes do Peso. Você vai descobrir que o processo de reeducação alimentar não precisa ser restritivo.