Dicas E Artigos

Fome ou vontade de comer?

Aprenda a diferenciar essas duas sensações e manter-se no caminho certo rumo ao peso ideal.

No meio da tarde bate aquela fominha... O que fazer? Comer ou não comer? Será só vontade? Existe uma grande diferença entre estar realmente com fome e estar com desejo de comer. Se você já comeu há algum tempo, sente o estômago “roncar” e uma certa fraqueza, é fome. Mas se não fez sua refeição há muito tempo e deseja algo específico, pode fugir da tentação.

É possível contornar esses momentos. Veja algumas dicas de como superar a vontade de comer:

  • Inclua nas suas refeições frutas e legumes frescos e cereais integrais: as fibras demoram mais a ser digeridas e aumentam a saciedade, fazendo com que você sinta fome mais tarde.
  • Tenha à mão lanches saudáveis para quando bater a vontade de comer doce: frutas mais docinhas, como banana, morango, uva e manga são excelentes opções. Frutas secas como nozes, damasco e passas também podem ajudar.
  • Quando bater a vontade de comer alguma coisa fora de hora, tente desviar o foco da sua atenção para outra atividade: leia, veja TV, ligue para um amigo. Assim você se distrai e esquece da comida.
  • Se perceber que o desejo de comer sempre aparece em um determinado horário, como no meio da tarde ou à noite, programe alguma atividade para esse momento ou tente fazer com que coincida com a hora do seu lanche, por exemplo. Nesse caso, sempre faça escolhas mais saudáveis!
  • Monitorar o que você come durante o dia, mesmo que seja fora de hora, vai te ajudar a perceber o padrão da sua fome real e a diferenciar da vontade de comer.