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Férias sem sair da linha

Veja como cuidar da alimentação até mesmo nos momentos de lazer.

É possível manter a dieta mesmo quando está curtindo férias, viagens, passeios. Tenha em mente que planejamento é tudo! Não fuja de suas metas e aproveite o novo ciclo para renovar a motivação. A diversão não vai acabar se você se organizar. Fique tranquilo!

Como agir na praia

Para começar, leve seu próprio lanche. Muitas vezes não temos boas opções de comida ou lanches por lá. Sanduíches leves feitos com pão integral e frutas são boas opções. Deixe abacaxi, pera, melancia, melão e uvas na geladeira no dia anterior e leve em uma bolsa térmica para mantê-las geladas.

Evite comprar alimentos comercializados na areia: espetinhos de queijo, frutos do mar e sanduíches com maionese mal armazenados e expostos ao sol podem estar contaminados e ocasionar doenças transmitidas por alimentos. Caso precise comprar alguma coisa, opte por alimentos industrializados, como bebidas lacradas, picolés de frutas e biscoitos.

Comendo fora

Festas, churrascos, piqueniques, barzinhos e lanchonetes. Quanta tentação! Sua relação com a comida deve ser a mais natural possível, sem sofrimento nem privações. Você não precisa eliminar o convício social nem deixar de comer fora. Basta ficar atento a essas dicas:

  • Escolha opções com legumes, sanduíches de pão integral e proteínas magras, como peito de peru light ou queijo cottage.
  • Pesquise o cardápio do restaurante que vai visitar e procure pelas carnes grelhadas, legumes cozidos, arroz ou massa integrais e molhos leves, como os à base de tomate ou legumes, iogurte natural ou ervas.
  • Evite frituras, alimentos gordurosos ou com excesso de sal. O organismo demora mais para digerir esses itens.
  • Ao invés de sair, reserve um dia para receber os amigos em casa com petiscos saudáveis e refrescantes! Tiras de cenoura e aipo com molhos à base de iogurte natural ou queijo cottage e ervas, espetinhos de frutas variadas, água aromatizada com limão e hortelã, queijo branco e tomate cereja temperados com manjericão. Use a sua criatividade.

Hidrate-se!

Com as altas temperaturas, perdemos muito líquido através do suor e quando temos a sensação de sede, é porque já perdemos uma boa parte da hidratação do organismo. Por isso, manter-se adequadamente hidratado é a chave para sentir-se bem durante todo o verão.

Beba bastante água. Além disso, também podemos aumentar nossa ingestão de líquidos com água de coco, sucos naturais, mate, chás gelados, frutas e legumes ricos em água - como o abacaxi, a melancia, o chuchu e o tomate.

E que tal preparar seu próprio picolé? Use sucos naturais e forminhas próprias. Nossa sugestão são maracujá, goiaba e tangerina.

Por último, vale lembrar que é bom controlar o consumo de bebidas alcoólicas. Em excesso elas levam a uma maior perda de água, principalmente através da urina.