Atividades Físicas

Exercícios no Verão

Pessoas felizes fazem escolhas saudáveis.

Na maior parte do Brasil já faz calor o ano inteiro; quando chega o verão, então, fica ainda mais difícil tomar coragem para fazer atividades físicas. As temperaturas altíssimas nos deixam cansados, indispostos e contribuem até para que a pressão baixe. Se você não conta com o ar-condicionado de uma academia ou se simplesmente prefere exercícios ao ar livre, vai ter que fazer algumas adaptações na sua rotina e tomar alguns cuidados:

Regras gerais: Vista roupas leves, feitas de tecidos que permitam a evaporação do suor, e de cores claras (para refletir a luz do sol); antes de sair de casa, lembre-se de passar filtro solar em todas as áreas do corpo que forem ficar expostas ao sol. (Não se deixe enganar pelo mormaço! Os raios ultravioleta são nocivos mesmo em dias nublados.) E programe-se para se exercitar no início ou no fim do dia, de forma a evitar o ápice do calor.

Mantenha-se hidratado. Pode parecer óbvio, mas não custa nada lembrar: beba água antes e depois da atividade física – muito provavelmente, você vai sentir necessidade de beber também durante. Se você pretende se exercitar por mais de uma hora e meia, pode, ao término, tomar um isotônico para repor glicose e sais minerais. Lembre-se de que a água de coco é um isotônico natural! Nem sempre a sede é suficiente para indicar a necessidade de se hidratar; portanto, beba líquido, preferencialmente água, sempre que puder.

Confie no seu corpo. Dê ouvidos aos sinais que seu organismo lhe passa. Se começar a se sentir meio tonto ou nauseado, isso pode estar relacionado a algum mal-estar provocado pelo calor excessivo. Nesse caso, não insista em continuar; pare um pouco e se recupere.

Busque alternativas. Natação é sempre a primeira opção que nos vem à mente quando pensamos em fugir do calor sem deixar de fazer atividade física; e, de fato, é uma boa ideia, mas quem sabe não seja uma boa hora de se matricular na academia? Se você não se sente bem com a musculação, pode fazer aulas de localizada, spinning e até dança – e tudo no conforto do ar-condicionado. Por fim, a “caminhada de shopping” é também uma opção econômica e divertida: uma hora batendo perna no fresquinho e ainda vendo coisas bonitas nas vitrines – mas sem parar para olhá-las!

Não exagere na água de coco e nos isotônicos. São muito gostosos e refrescantes, tudo bem, mas também possuem calorias - 1 xíc. de isotônico ou de água de coco possui 1 unidade ProPontos. Uma boa água com gás e rodelas de limão satisfaz e refresca plenamente (ou um chá gelado sem açúcar).

Verão chuvoso. E se você achou que o verão seria apenas sol e praia, não esqueça que também vem muita chuva por aí, ou seja, planeje-se também para aqueles dias em que não puder sair de casa. Subir e descer escadas são ótimas formas de se manter ativo quando você estiver no maior pique para malhar. Outra opção divertida é investir em uma corda para pular; assim, você estará preparado sempre que um temporal impedi-lo de sair de casa.