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Exercícios na medida certa
As atividades físicas não precisam ser cansativas para promoverem benefícios. Pesquisas mostram que os exercícios leves e moderados também dão excelentes resultados

Baseadas no famoso ditado: “Sem sacrifícios, não há vitórias.”, muitas pessoas evitam se exercitar por acreditarem que a prática de atividades físicas exige muito esforço e tempo. 
O que muitos não sabem é que todo exercício, inclusive aqueles de intensidades leve e moderada, promovem benefícios à saúde.

Um estudo sobre exercícios e saúde, realizado pelo Surgeon General's Report on Physical Activity and Health em 2007, recomenda pelo menos 30 minutos de atividades físicas diárias. A prática regular reduz o risco de doenças cardíacas, diabetes, obesidade e certos tipos de cânceres. Além disso, aumenta a sensação de bem-estar e melhora a qualidade de vida.

Dicas para ser mais ativo sempre:

Faça uma caminhada

Esse é um dos exercícios mais populares da atualidade. Não é preciso, contudo, caminhar uma maratona na esteira. Uma caminhada leve, de longa duração, pode ter os mesmos efeitos e queimar a mesma quantidade de calorias que um exercício de alta intensidade.

Dê um passo de cada vez

Pegue leve em seu plano de caminhada. Estruture seus exercícios incluindo caminhadas em um ritmo confortável e de curta duração, talvez sessões de 5−10 minutos. Mesmo que você ache que é possível ir mais longe, resista à tentação: exagerar nos primeiros dias pode causar fadiga e dores musculares. Além disso, use tênis confortáveis e específicos para os exercícios.

Priorize a diversão

É mais fácil manter o hábito de se exercitar, se você gostar da atividade praticada. Por isso mantenha seu foco, primeiramente, na diversão:

• Mexa-se mais em seus locais favoritos; 
• Experimente fazer trilhas se prefere passear em parques; 
• Caminhe na areia ou ao redor de um rio, se gosta de paisagens com água; 
• Encontre os amigos na academia para caminhadas nos dias chuvosos.

Encontre maneiras de se exercitar da forma simples, sem se preocupar com a intensidade com que os outros se exercitam.

Siga sempre em frente

Conforme seu desempenho for melhorando, você pode mudar as variáveis relativas aos exercícios para tornar as atividades físicas mais empolgantes. Além de aumentar o ritmo (intensidade) ou a duração (tempo), é possível aumentar a quantidade de dias se exercitando (frequência). O mais importante é fazer o que você gosta. Curta seu plano de exercícios!