Guia de exercícios para quem quer emagrecer com saúde

Manter o corpo em movimento é um dos segredos para quem quer emagrecer com saúde

Para emagrecer com saúde, é importante manter o corpo em atividade. A Organização Mundial de Saúde recomenda, no mínimo, a prática de 150 minutos de atividade física durante a semana.

Use esse tempo da forma como desejar e divida os dias da semana de acordo com sua disponibilidade. O importante é não ficar parado e estimular a produção de adrenalina e serotonina, hormônios do prazer que são liberados quando estamos em movimento.

Praticar exercícios não precisa ser penoso. Basta escolher, dentre as centenas de possibilidades, aquela com a qual você tem mais afinidade. O importante é alternar entre atividades aeróbicas e de força, como os exemplos a seguir:

Exercícios aeróbicos

Desse grupo, fazem parte a caminhada, pedalada, corrida, dança, natação e power jump, por exemplo. Essas atividades são grandes aliadas do emagrecimento saudável.

Quem não tem o hábito de se exercitar dessa forma, pode começar com caminhadas de 30 min. Com o passar do tempo, o corpo vai ganhando resistência e a tendência é que a intensidade aumente.

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Quando se sentir confortável, é só mudar para corrida, fazer caminhadas mais longas ou testar aulas de natação, dança, jump, entre outras relacionadas à atividade aeróbica.

Os benefícios dos exercícios aeróbicos são muitos. Entre os principais, podemos mencionar o aumento do metabolismo, melhora da circulação sanguínea, redução do estresse e ansiedade e fortalecimento do coração.

Exercícios de força

A musculação, pilates, Yoga, treino funcional e body pump são alguns exemplos de exercícios de força. Além de fazer o corpo gastar calorias, eles promovem o ganho de massa magra, fortalecendo músculos importantes para o organismo.

Além de fazer bem para os músculos, eles fortalecem os ossos, melhoram a saúde do coração, promovem o aumento da flexibilidade e aceleram o metabolismo. O resultado da prática é maior disposição, autoestima elevada e saúde do corpo e da mente.

Nem todo mundo gosta de frequentar academias tradicionais e usar os clássicos equipamentos de musculação. Por esse motivo, o pilates, Yoga e treino funcional são ótimas opções pelo fato de serem mais dinâmicos e personalizados.

Cinco pessoas fazendo Yoga na praia

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Importante: lembre-se de que é fundamental fazer uma avaliação médica antes de iniciar qualquer tipo de prática. Além disso, não deixe de contar com o acompanhamento de um profissional especialista em educação física.

A maneira como você lida com sua saúde mental tem grande impacto nessa jornada

Respeite o seu processo. Seu organismo é único e deve ser cuidado com respeito. Não se compare com os outros. O segredo para o bem-estar está na constante escolha de hábitos mais saudáveis, por menores que eles possam parecer.

Tratar o corpo com carinho gera experiências positivas de emagrecimento. Portanto, valorize seu corpo enquanto trabalha para mudá-lo. Celebre seus pontos fortes, honrando tudo aquilo que te faz bem, atentando para os seguintes elementos:

  • Enalteça seu corpo: Olhe para o espelho todos os dias e agradeça as conquistas, por menores que elas sejam. Parabenize-se por todas as vezes que optou por atitudes mais saudáveis.
  • Siga uma rotina de cuidados: Escolha um horário do dia para tomar um banho relaxante, hidratar a pele, cuidar do cabelo, entre outros cuidados que auxiliam na elevação da autoestima.
  • Trabalhe sua força interna: Pratique a auto percepção para descobrir o poder que está dentro de você. Isso vai fazer com que você tenha mais coragem de encarar os desafios do dia a dia com mais segurança.
  • Aceite elogios: Depois de um tempo, você pode se cansar com comentários sobre o seu novo peso. Afinal, você ainda é a mesma pessoa por dentro. O melhor a fazer é filtrar esse tipo de mensagem e ter a certeza de que o que importa é a sua essência.
  • Descubra novos estilos: Experimente diferentes estilos de roupas. Não se preocupe com julgamentos exteriores. A única pessoa que deve estar confortável e feliz com seu estilo é você.

Adotar hábitos saudáveis inclui manter o foco no bem-estar do corpo e trabalhar a autoestima. Estes dois pilares fazem parte do programa de reeducação alimentar do WW Vigilantes do Peso.

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