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Escolhas inteligentes no trabalho
Os lanches que você faz no escritório estão fazendo você ganhar peso? Conheça algumas estratégias para acabar com as comidinhas tentadoras no trabalho.

Você começa o seu dia com um café da manhã saudável e costuma levar seu almoço para o trabalho na maioria das vezes. Apesar dos seus esforços, contudo, você se vê fazendo lanchinhos pouco inteligentes na sua mesa de trabalho. Será que existe alguma maneira de evitar esse hábito?

 
“Você pode criar um ambiente de trabalho mais saudável para si mesmo”, explica Milton Stokes, mestre em nutrição e porta-voz da Associação Americana de Nutrição (American Dietetic Association). O segredo é planejar-se com antecedência e criar estratégias. De acordo com Stokes, mesmo aqueles que fazem escolhas saudáveis podem se “sabotar” no escritório. Se você sabe o que tem para enfrentar, pode se prevenir com algumas ferramentas (mentais e de outros tipos) para continuar seguindo o programa. 
 
Confira alguns alimentos “perigosos” e saiba como evitá-los
 
“Campo minado”. Todo local de trabalho tem um ou mais desses alimentos traiçoeiros: um pote cheio de bombons, biscoitos bem visíveis, uma caixa com restos de pizza, entre outros. Uma pesquisa publicada por Brian Wansink, psicólogo especialista em alimentação da Universidade de Cornell (EUA) e autor do bestseller “Mindless Eating: Why We Eat More Than We Think” (Alimentação Negligente), mostra quão perigosas são essas pequenas armadilhas: render-se a essas guloseimas no ambiente de trabalho significa consumir muitas calorias e, consequentemente, ganhar peso!
Estratégia: Monte seu próprio estoque. “Certifique-se de que terá sempre lanches saudáveis ao seu alcance para, assim, evitar as tentações”, sugere Stokes. O psicólogo recomenda, ainda, fazer uma mistura caseira de nozes e frutas secas ou levar biscoitos integrais, cookies integrais light ou barra de cereal sem chocolate.
 
O almoço no trabalho: Se a sua agenda é cheia de reuniões de negócios bem na hora do almoço, é possível que se depare frequentemente com a necessidade de pedir comida pelo telefone. Essas refeições costumam deixar você com poucas opções saudáveis e milhares de calorias são consumidas por meio da maionese e dos molhos para saladas. Um almoço em um fast-food típico, normalmente, contém calorias o suficiente para estourar a Cota Diária de ProPontos de qualquer pessoa para o resto do dia.
Estratégia: Planeje-se com antecedência para evitar as opções que contribuem para o ganho de peso. Você até pode comer comidas mais calóricas, mas mantenha o tamanho de suas porções pequeno e peça molhos à parte, usando-os com moderação. Stokes recomenda comer algum alimento saudável e nutritivo antes do almoço para diminuir a fome. Experimente comer uma porção de amêndoas ou tomar um iogurte light. Não vá trabalhar sem se alimentar antes: aqueles que pulam o café da manhã são mais suscetíveis a exagerar na hora do almoço.
 
As pausas refrescantes: Energéticos e refrigerantes podem “afogar” sua Cota Diária de ProPontos rapidamente. “Essas bebidas são vazias. Não passam de calorias desperdiçadas sendo acumuladas”, diz Stokes. Com refrigerantes, energéticos e isotônicos é fácil consumir mais de 200 calorias.
Estratégia: Precisando de um estimulante? Compre um squeeze e mantenha cheio de água na sua mesa de trabalho. “Tomar água e comer uma barra de cereal com uma fruta é muito melhor (do que um energético ou isotônico)”, explica Stokes. 
 
A lanchonete: Você pode olhar por horas para a lanchonete próxima ao seu trabalho, que mesmo assim vai ser difícil encontrar um único item que tenha calorias e gordura que valham a pena. 
Estratégia: Mantenha sua mesa de trabalho abastecida com lanches saudáveis para evitar momentos do tipo “eu preciso comer alguma coisa” (o que é melhor, também, para o seu bolso). Se, por acaso, você tiver que ir à lanchonete, Stokes sugere a compra de sanduíche de pão integral com frios magros e queijo branco, biscoitos integrais com baixo teor de gordura ou vitamina de fruta com leite desnatado.