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Emagrecimento e Saúde Mental: Conheça Mais Sobre Essa Relação Direta

O corpo e a mente devem estar em harmonia para a adoção de hábitos saudáveis e um processo positivo de reeducação alimentar.

 

A ditadura da beleza e a imposição de padrões estéticos tem ocasionado uma série de comportamentos compulsivos, distúrbios alimentares, ansiedade e depressão. Não se sentir parte do que é considerado belo e ideal, para muitos, é um grande problema.

Por outro lado, somos bombardeados com propagandas irresistíveis de fast foods, alimentos industrializados, ultraprocessados e, na maioria dos casos, pobres em nutrientes. O consumo desenfreado desses produtos gera outros problemas, como o sobrepeso e a obesidade.

Para potencializar ainda mais esses dois extremos, quem leva uma vida sedentária e estressante acaba encontrando muitos desafios para conseguir associar emagrecimento e saúde mental. Será que é possível perder peso sem sofrimento? Descubra a seguir.

 

Por que fazer dieta não é a melhor maneira de associar emagrecimento e saúde mental?

 

De acordo com dados do IBGE, 15% da população com mais de 20 anos é obesa. Essa condição aumenta o risco de hipertensão arterial, diabetes, problemas ortopédicos, apneia do sono e doenças cardiovasculares, como o infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Por isso, quem pouco sabe sobre a importância da alimentação saudável para utiliza as chamadas dietas da moda. As promessas milagrosas acabam atraindo grande número de adeptos.

As propagandas de centenas dessas dietas são muito parecidas: perda de peso rápida e sem sofrimento. Algumas pregam consumo predominante de carboidratos, outras induzem a ingestão de proteínas. E há ainda aquelas que levam ao jejum prolongado.

Em todos os casos, não existe a preocupação com as necessidades nutricionais particulares de cada pessoa e tampouco essas dietas valorizam o emagrecimento e a saúde mental.

Não demora muito tempo para quem se aventura nesse tipo de promessa começar a sentir os efeitos físicos e psicológicos de toda essa restrição. Cansaço, dores no corpo, insônia, falta de concentração e tonturas estão entre os mais comuns.

Isso acaba dando margem para sentimentos de frustração, angústia e fracasso. Juntos, esses sintomas podem desencadear quadros de ansiedade, depressão e estresse. É por isso que, se o objetivo é aliar emagrecimento e saúde mental, o mais indicado é fugir das dietas da moda.

 

É possível encontrar o equilíbrio entre emagrecimento e saúde mental?

 

O equilíbrio entre emagrecimento e saúde mental acontece quando existe a consciência a respeito da importância da adoção de hábitos mais saudáveis  no dia a dia. O primeiro passo que você deve dar é contar com o apoio de especialistas.

Antes de qualquer coisa, consulte-se com um médico e realize todos os exames solicitados. O profissional saberá avaliar seu estado de saúde e, com isso, indicar o melhor a ser feito.

Aliado a este cuidado com o corpo, também é preciso uma atenção especial com a mente. Terapia, meditação e exercícios para deixar a sua mente mais descansada podem ser cuidados mais que especial nesse processo de mudança e readaptação.

Com esses dois passos importantes, é hora de colocar em prática a adoção de hábitos saudáveis. Para isso, considere os elementos a seguir:

Pratique atividade física:  Os exercícios físicos são indispensáveis tanto para o emagrecimento quanto para a saúde mental.  Eles melhoram a resistência física, fortalecem o sistema imunológico, cardiovascular, muscular e ósseo.

Você pode caminhar, correr, fazer musculação, dançar, aprender lutas, pedalar, nadar... O importante é fazer o que é confortável e respeitar seus limites de intensidade e frequência. Em todos os casos, consulte sempre um profissional especializado.

Faça suas próprias refeições:  Cozinhar a própria comida ajuda na escolha de opções mais saudáveis de alimentos. Faça uma lista com o que você precisa para preparar as receitas da semana e providencie todos os ingredientes com antecedência.

No blog do WW Vigilantes do Peso você encontra um monte de receitas deliciosas e saudáveis de doces, salgados, sucos, vitaminas, bolos; uma série de alimentos que podem ser preparados a qualquer hora do dia.

Não tenha medo da comida: Você pode comer o que e quando quiser. Não há necessidade de abrir mão do que te faz bem. O foco deve ser buscar opções mais saudáveis de preparo.

A questão aqui não é contar calorias, mas sim aprender que é possível manter o foco no emagrecimento e saúde mental com pratos que, ao mesmo tempo, são saborosos e ricos em nutrientes.

Valorize-se: Você tem inúmeros motivos para amar seu corpo, história e escolhas. Valorize cada detalhe da sua essência e celebre as conquistas, por menores que elas possam parecer. Não se compare com ninguém.

No WW Vigilantes do Peso, valorizamos as conquistas e necessidades pessoais. Se as pessoas são diferentes, não há razão para se enquadrarem em programas de emagrecimento que pregam um padrão em detrimento da essência de cada um.

É possível e necessário aliar emagrecimento e saúde mental para colher os frutos positivos da decisão que pode ser tomada agora mesmo. Conte com a equipe do WW Vigilantes do Peso para dar um passo de cada vez, no seu tempo e do seu jeito.