Dicas E Artigos

Emagrecimento x Imagem corporal


A maneira como você se vê e sua saúde mental têm grande impacto na jornada. 

 

Você está atento à sua nutrição e condicionamento físico. E está comprometido em manter-se saudável. Mas, como é humano, provavelmente já falou sobre suas falhas percebidas - e não só sobre as vitórias e pontos positivos. É fácil culpar seu corpo por ser muito alto, muito baixo, muito mole, muito pálido. E isso pode ficar ainda mais frequente enquanto seu corpo muda ao longo da jornada de emagrecimento. Mas, não ajuda: estudos indicam que uma imagem corporal negativa pode afetar negativamente o seu sucesso.

A boa notícia? Uma imagem corporal positiva pode levar a uma experiência mais positiva de perda de peso! Portanto, reserve um momento para valorizar seu corpo enquanto trabalha para mudá-lo. E celebre seus pontos fortes, honrando o que fez (e continua a fazer) para você. Respeite quem você é agora e onde está.

 

Dicas para mudar sua atitude

 

1. Não seja detalhista em relação à sua imagem no espelho

Pare de examinar cada centímetro do seu corpo. Em vez disso, parabenize-se pelo seu sucesso e reconheça o que seu novo corpo pode fazer por você. Todas as manhãs, pense em uma coisa pela qual você é grato ao seu corpo. Pode ser: "Eu amo o jeito que meu corpo é forte" ou "Eu posso levantar mais peso na academia agora" ou "Eu posso subir escadas sem perder o fôlego". Ajude o processo participando de aulas de Ioga ou tonificação. E que tal experimentar cremes hidratantes, para mostrar a sua pele um pouco de carinho?

 

2. Prepare-se para receber atenção.

Alguns especialistas dizem que o excesso de peso pode servir como uma espécie de capa emocional de invisibilidade. Então, quando você perder esses "quilos protetores", pode se sentir despreparado para lidar com a atenção. Então, trabalhe para se sentir mais poderoso por dentro. Pense também no que diria a um amigo que se sentiria desconfortável com essa situação e internalize o conselho. Com o tempo, você se sentirá mais forte!

 

3. Aceite elogios graciosamente

É difícil de acreditar, mas depois de um tempo, você pode se cansar de amigos e familiares comentando sobre o seu novo peso. Afinal, você ainda é a mesma pessoa por dentro. Se alguém diz que você está melhor agora, pode parecer que eles estão dizendo que você não estava bem antes, por exemplo. Então, o melhor a fazer é parar de levar para o lado pessoal. Afinal, você é responsável por como absorve a informação. E, se você não se sente à vontade para receber elogios, pratique-os no espelho". Lembre-se: a fama é passageira. Eventualmente, as pessoas se acostumarão com sua forma mais esbelta e você se tornará "você" novamente.

 

4. Comece por sua zona de conforto
Você pode precisar de roupas novas. Mas se as compras não são divertidas há muito tempo, pode ficar relutante em voltar para o provador. Se for esse o caso, vá com calma: assim que tiver tempo e dinheiro, vá a uma loja onde você já se sinta confortável e pegue um punhado de tamanhos menores. Aos poucos, experimente tudo e não fique obcecado com números. Depois, experimente diferentes estilos de roupas. Vá em frente e tente aquele vestido sem alças que nunca pensou que poderia usar! Não tenha medo de tentar, você não tem nada a perder.