Dicas E Artigos

Artigos

Descubra a ligação entre emagrecimento, saúde e bem-estar. Aprenda a viver melhor!

Emagreça dormindo!
Pois é, noites em claro atrapalham o emagrecimento, então trate de tentar melhorar suas horas de descanso.

Se uma boa noite de sono não é algo muito comum no seu dia a dia, saiba que você não é o único. Segundo pesquisa de 2012 realizada pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente, 69% dos brasileiros (2 mil pessoas com idades entre 20 e 60 anos, foram consultadas) reclamam de sono ruim ou insatisfatório. Agora os pesquisadores têm comprovado algo ainda mais surpreendente: a privação do sono pode dificultar o emagrecimento.


Um estudo recente no periódico Archives of Internal Medicine descobriu que pacientes com sobrepeso ou obesos dormiam menos que aqueles com IMC normal, embora um IMC menor viesse acompanhado de uma média de apenas 20 minutos de sono a mais por noite.


"Não sabemos qual é a relação direta entre carência de sono e peso", explica o Dr. Michael Thorpy, diretor do Sleep-Wake Disorders Center, do Montefiore Medical Center, em Nova York, "mas sabemos que uma pessoa em privação do sono apresenta alterações na recepção da insulina e no nível da taxa de glicose no sangue; essas mudanças podem aumentar as chances de a pessoa ganhar peso".


A carência de sono também provoca alterações hormonais que influenciam no metabolismo e no apetite, de forma que a pessoa tende a sentir fome mesmo com o estômago cheio.
Aí vão algumas dicas para uma boa noite de sono, que deve fazer parte da sua coleção de ferramentas para o emagrecimento:


•    Conheça suas necessidades. Grande parte dos adultos precisa de boas 7 a 9 horas na cama, em sono profundo, pleno e ininterrupto.


•    Tenha uma rotina regular de sono. Procure se deitar e se levantar todo dia na mesma hora, mesmo nos fins de semana. A regularidade fortalece o ciclo sono-vigília.


•    Atenção ao horário máximo recomendado para a ingestão de certas substâncias. Evite álcool, tabaco e cafeína (café, chocolate, refrigerantes à base de cola) depois das 17 horas; limite a quantidade de líquido ingerida pouco antes de dormir, para evitar constantes visitas ao banheiro durante a madrugada; programe-se para terminar de jantar de duas a três horas antes de ir dormir.


•    Evite cochilos. Condição primordial para quem tem dificuldade de pegar no sono à noite.


•    Pratique atividade física regularmente. A prática regular de exercícios melhora a disposição física e mental, além de promover um sono saudável. Mas evite se exercitar até três horas antes de ir dormir.


•    Estabeleça rituais de relaxamento para dormir. Pode ser ouvir música, ler um livro, tomar um bom banho, refletir sobre o dia que passou...


•    Torne seu quarto convidativo. À hora de dormir, o quarto deve estar fresco, escuro e silencioso. Bloqueie a entrada de luz com cortinas grossas ou blecautes, ou mesmo usando máscara para os olhos. Para reduzir os ruídos do ambiente que o cerca, você pode recorrer a tampões de ouvido, ligar um ventilador ou utilizar outros apetrechos que lhe convenham. Invista em um bom colchão e travesseiros confortáveis.


•    Acabou o sono? Levante-se. Se você acordou durante a noite e depois de meia hora ainda não conseguiu voltar a dormir, vá para um outro cômodo e só volte quando estiver novamente sonolento.