Dietas
Efeito platô: chegou a hora de se livrar dele
Publicado 16 de Fevereiro, 2022

Entenda agora o que é o efeito platô, aprenda estratégias para evitá-lo e como superá-lo

Provavelmente, quem adere a um sistema de reeducação alimentar, já se deparou com o efeito platô. Este termo está relacionado à frustração que surge quando estagnamos e não conseguimos mais avançar no emagrecimento.

Esse fenômeno é muito comum e é o maior responsável por gerar desistência em seguir com um plano que envolve saúde, qualidade de vida e bem-estar. Agora você finalmente vai entender por que isso acontece e como evitar, ou reverter esse processo.

O que é o efeito platô

Efeito platô é aquele momento em que a perda de peso para, mesmo que você esteja seguindo à risca sua reeducação alimentar e até mesmo praticando exercícios físicos regulares. Quando você adere a um cardápio restritivo começa a perder peso de forma rápida nas primeiras semanas, mas depois essa perda diminui e por fim para. Isso acontece porque seu corpo se acostuma com a nova rotina e começa a queimar menos calorias.

A memória corporal e como ela interfere na perda de peso

O corpo humano possui memória. É como aprender a andar de bicicleta: no começo, você precisava se esforçar, mas depois isso se torna instintivo, pois seu corpo memorizou o processo. Essa memória também afeta o seu processo de emagrecimento.

Ao passar muito tempo com o mesmo peso, seu corpo grava isso na memória, criando um “peso ideal” para o qual ele sempre vai querer voltar. Por isso muitas pessoas têm dificuldade em manter as novas medidas.

Mas não se desespere, existem formas de usar essa memória a seu favor. A seguir, vamos desmistificar o efeito platô e te dar dicas de como superá-lo.

O efeito platô pode acontecer em qualquer tipo de dieta

Verdade. Esse efeito é resultado da busca do corpo por manter o peso que tem registrado em sua memória como ideal, ou confortável, e acontece sempre que o corpo se acostuma com uma rotina de queima de calorias.

Uma vez atingido o platô, o peso estabiliza permanentemente

Mito. Quando a perda de peso fica estagnada, a frustração pode te fazer abandonar a dieta e meter os pés pelas mãos, fazendo com que se recupere o peso perdido. Mas com as medidas corretas, você pode superá-lo e voltar a perder peso.

Mudar a rotina de exercícios físicos pode vencer o efeito platô

Verdade. Você entra no efeito platô quando o corpo está acostumado com a queima calórica diária, portanto, reformular suas séries de exercícios, aumentando a queima de calorias gerada, pode sim te fazer superar esse efeito.

Adotar uma dieta radical fará a perda de peso voltar

Mito. Se você simplesmente adotar uma dieta mais radical, seu corpo vai reforçar a luta para reter calorias, pois vai entender que você está em um período de escassez e precisa “guardar” calorias para sobreviver.

Fazer um acompanhamento com especialistas pode evitar o platô

Verdade. Se você fizer um programa de reeducação alimentar guiado por profissionais que estão por dentro das mais recentes descobertas, terá sucesso em superar o platô.

Os melhores planos de emagrecimento da internet

O WW Vigilantes do Peso possui planos personalizados, criados com base nas informações que você preenche no app, além de uma equipe de profissionais especialistas em cuidar de sua saúde. Conheça dois dos planos de emagrecimentos que você encontrará lá:

O Plano Digital

Através do inovador e premiado aplicativo WW Vigilantes do Peso, você tem o controle de seu programa de emagrecimento na palma da sua mão. Esse é o plano perfeito para quem deseja um processo mais independente, com mais praticidade em seu dia a dia.

Com esse plano, você tem acesso a mais de 500 receitas, exercícios, suporte da Comunidade WW (exclusivo para associados) e chat com a Equipe Coach. Podendo acompanhar sua jornada diária através do app.

Plano Workshop Virtual

Esse é o plano completo da WW Vigilantes do Peso, e inclui tudo o que o Plano Digital oferece e os mais diversos Workshops Virtuais, montados por uma equipe de especialistas visando criar o melhor plano de emagrecimento para você.

Você terá suporte completo através de videoconferências, além de workshops semanais com os Coaches do WW Vigilantes do Peso, que são experts em mudança comportamental focada no emagrecimento e ganho de qualidade de vida.

Sete dicas para evitar o platô
  1. Monte um programa de emagrecimento com quem entende do assunto: se você estiver acompanhado de profissionais, será muito mais fácil identificar o momento em que você entraria no platô, e assim poderá evitá-lo.
  2. Crie uma rotina de exercícios físicos: uma forma de enganar o corpo sobre a perda de peso é ganhando massa magra para equilibrar a queima de massa gorda. Assim, o seu corpo demora mais para ligar o alerta de escassez.
  3. Mantenha uma rotina de pesagem semanal: é importante manter um registro de seu progresso, pois assim você estará atento para quando seu emagrecimento começar a desacelerar e poderá agir rápido para evitar o platô.
  4. Inclua proteínas no seu cardápio: proteínas são essenciais na construção dos músculos, e como a massa muscular queima mais calorias que a massa gorda, você obterá melhores resultados.
  5. Adicione pequenas atividades físicas extras no seu dia a dia: vá para a academia a pé, suba escadas ao invés de pegar o elevador, desça do ônibus duas paradas antes e caminhe. Assim, você aumenta sua queima calórica.
  6. Prefira uma reeducação alimentar a dietas: dietas costumam te colocar em uma restrição muito drástica de consumo de calorias, fazendo você perder muito peso rápido, mas também acelerando a chegada do efeito platô.
  7. Não caia na tentação de desistir por frustração: é completamente normal que, em determinado momento, sua perda de peso desacelere, mas se você persistir em seu programa acompanhado por especialistas, você vai conseguir!
Uma boa reeducação alimentar vai te ajudar a evitar o efeito platô

Agora que já sabe o que é o efeito platô e como ele acontece, você já tem as armas necessárias para evitá-lo, ou até mesmo superar esse obstáculo na sua busca pelo objetivo desejado. Então vamos falar sobre como a reeducação alimentar pode fazer a diferença.

O perigo do sódio

Procure diminuir o consumo de sódio, pois ele ajuda a reter líquidos e acaba fazendo com que você pareça estar aumentando o seu peso, o que pode te frustrar e fazer com que você acabe desistindo.

Inclua em seu cardápio frutas, verduras, legumes, raízes e carnes magras. Evite alimentos embutidos, como salames, salsichas e afins, pois eles possuem um alto teor de sódio.

Qual a melhor proteína

Prefira as carnes brancas, como peixes e aves, pois seu teor de gordura é menor do que as vermelhas. Outra boa opção de proteína animal é o ovo, mas lembre-se de evitar fritá-lo, pois o óleo usado na fritura pode aumentar seu colesterol.

Fontes de proteína vegetal

Existem muitos vegetais com alto valor proteico, e um dos grupos mais relevantes é o das leguminosas, como o grão-de-bico, arroz integral, lentilha e afins, são ótimas fontes de proteína vegetal, além de perfeitas para os veganos.

O brócolis também é um alimento riquíssimo em proteína vegetal, além de uma boa fonte de fibras. É um dos maiores aliados em uma dieta que visa a queima de massa gorda e o ganho de massa magra.

A seguir, damos duas receitas que podem te ajudar como exemplos de uma dieta equilibrada:

Salada com frango, morangos e queijo ao vinagrete

Ingredientes:

  • Água morna: 2 colheres de sopa;
  • Alecrim fresco amassado: 2 colheres de sopa;
  • Vinagre de vinho branco: 1 colher de sopa;
  • Mostarda e mel: 1 colher de sopa;
  • Azeite de oliva extra-virgem: 2 colheres de sopa;
  • Alface americana: 6 xícaras (pode ser substituída por um mix de folhas verdes);
  • Peito de frango sem pele e sem osso cozido, cortado em cubos: 360g;
  • Cebola roxa cortada em cubos pequenos: 1 xícara;
  • Morangos fatiados: 12 unidades;
  • Queijo de cabra macio: colheres de sopa;
  • Cebolinha picada: colheres de sopa;
  • Sal marinho e pimenta preta: a gosto;

Instruções:

  • Em uma tigela média, misture a água, o alecrim, o vinagre, o molho de mostarda, o mel, o sal e a pimenta. Lentamente, acrescente o azeite. Reserve o vinagrete.
  • Quando estiver na hora de servir, em uma tigela grande, misture as folhas, o frango e a cebola; misture gentilmente o vinagrete, os morangos, o queijo e a cebolinha.

Porção: 3 xícaras de salada.

Salada de lentilha e uvas

Ingredientes:

  • Lentilha cozida: 1 xícara;
  • Cenoura ralada: ¼ de xícara;
  • Tomate cereja fatiado: ½ xícara;
  • Mix de folhas baby (agrião, rúcula e alface): 2 xícaras;
  • Uvas (dedo de dama ou outra de sua preferência) cortadas ao meio e sem caroço: 1/3 de xícara;
  • Azeite de oliva extravirgem: 1 colher de chá;
  • Vinagre balsâmico: 1 colher de chá;
  • Sal marinho e pimenta do reino preta: a gosto;

Instruções:

  • Misture as lentilhas, a cenoura, os tomates e as folhas verdes e tempere com o azeite, o vinagre balsâmico, o sal e a pimenta. Espalhe as uvas por cima e sirva.
Procure a ajuda de profissionais

Agora você já sabe tudo o que precisa para evitar e superar o efeito platô. Nós oferecemos planos personalizados de reeducação alimentar para que você atinja seus objetivos, sem deixar de comer e fazer o que gosta.

Então não perca mais tempo: entre agora no programa do WW Vigilantes do Peso, cadastre-se e baixe o app. Você encontrará o melhor acompanhamento para atingir sua meta!

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