Alimentação

Doces não são os vilões

Estratégias a seguir para incluir essas iguarias no seu plano alimentar e evitar a sentimento de privação. 

 

Uma bela sobremesa é uma forma deliciosa de terminar uma refeição. Mas, sem os devidos cuidados, pode ser uma forma de estragar seus esforços para emagrecer. Lembre-se: você pode seguir o programa e se permitir comer um doce, basta se planejar e avaliar se não está deixando de satisfazer seu desejo devido à mentalidade de dieta. Afinal você está adotando um novo estilo de vida e não um plano alimentar restritivo.

 

Características importantes

 

Para aproveitar a flexibilidade do programa PontosSmart ao máximo, é preciso ter algumas questões em mente:

  1. Observe a diferença entre os tamanhos das porções servidas nos restaurantes e aquelas que você está habituado a comer em casa. As primeiras costumam ser exageradas e cheias de unidades PontosSmart; as últimas têm o tamanho das porções controlado por você e estão de acordo com seu plano alimentar.
  2. Chantili, manteiga, açúcar e nozes podem agradar seu paladar, mas têm muitas unidades PontosSmart.
  3. Muitas sobremesas tradicionais têm mais unidades PontosSmart do que a alguns pratos principais. Busque o equilíbrio nas escolhas sem extrapolar sua cota diária e seus PontosSmart Extras.
     
Táticas simples
  • Planeje-se com antecedência. Se estiver com vontade de comer uma sobremesa, peça para embrulhar para viagem metade do seu prato antes de começar a comer.
  • Espere 30 minutos. Comer a sobremesa em casa é melhor para sua cota diária e para seu corpo. Você tem mais chances de comer opções mais saudáveis e maior controle dos tamanhos das porções.  Além disso, no caminho para casa, sua vontade de comer doces pode passar.
  • Divida sua sobremesa com alguém. Essa é uma maneira infalível para reduzir calorias.
  • Substitua a sobremesa por uma bebida doce ou café. Que tal um cappuccino com adoçante, canela e chantili?
  • Limite-se a um único sabor. Muitos restaurantes oferecem uma grande variedade de sobremesas ou deixam você escolher mais de um sabor de sorvete. Você acaba comendo mais tentando aproveitar tudo de uma vez.
  • Priorize as opções mais simples. Se a sua sobremesa favorita é uma combinação de torta e sorvete, por exemplo, escolha comer uma das opções e economize unidades PontosSmart.