Dicas E Artigos

Do seu jeito

Pessoas felizes fazem escolhas mais saudáveis.

Para não sair do caminho certo, monte uma rotina personalizada que respeite suas preferências.

Quem não quer reinventar seu dia a dia e deixar a vida mais interessante? Mas a maioria das pessoas não sabe bem por onde começar essa transformação. E muitas nem tentam, por medo de mudanças. A gente resolveu então mostrar que é simples e nada traumático montar uma rotina motivadora e equilibrada. Vem ver!  

O melhor momento para cada tarefa

Nosso relógio biológico define os melhores momentos para comer, dormir, trabalhar. Talvez você não consiga fazer tudo no tempo exato ideal, mas procure seguir seus instintos o máximo possível. Se sente que é mais produtivo e criativo a noite, agende compromissos mais burocráticos para a manhã. Se tem mais preguiça no fim do dia, tente encaixar seu plano de exercícios no intervalo para o almoço.

Comece pelas manhãs
 
Desenvolva uma rotina matinal que você também mantenha nos finais de semana, incluindo o horário em que acorda. Começar seu dia com um hábito torna mais fácil manter outros costumes ao longo do tempo.

Pausas estratégicas

É comum que nosso cérebro comece a se cansar no período da tarde. Esta é a hora perfeita para uma pausa: faça um lanche, ouça uma música ou até dê uma cochilada de 20 minutos. Esse intervalo deve ser uma etapa obrigatória da sua rotina.  

Organize-se

O jeito mais simples de se organizar é através de listas. Não dispense a lista de compras quando for ao supermercado, escreva em um bloco de anotações as tarefas e compromissos e vá eliminando um a um durante do dia. Calendários, agendas e planners são também uma ótima opção, barata e fácil de encontrar em qualquer papelaria. E além de ajudar, eles entretêm! Você vai encontrar prazer e diversão na organização até que isso se torne uma coisa comum.

Seja flexível

Se você montar um plano e não se sentir à vontade com alguma parte dele, não tenha medo de reavaliar e adaptar. O objetivo é manter os mesmos hábitos, mas não precisa se submeter a algo que não gosta. Para que sua rotina funcione ela deve fluir naturalmente. Faça os ajustes necessários até encontrar o equilíbrio que procura.    

Aposte na variedade

Tente não focar só na alimentação, ou só nos exercícios. Um de cada vez, inclua em seu planejamento os itens essenciais para uma vida saudável. Seu bem-estar está baseado em diversos fatores, então encaixe um pouquinho de cada nas 24 horas do dia: um tempo só para você, atividades físicas, dieta, trabalho, lazer, convivência, descanso.