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Diminua o açúcar

Sem exageros! Consuma os produtos certos e saiba a quantidade ideal para adoçar alimentos, sucos e sobremesas.

O consumo de açúcar pela população brasileira vem aumentando muito ao longo dos anos. Na Pesquisa de Orçamentos Familiares realizada pelo IBGE, em 2009, quase 70% da população consumia uma quantidade de açúcar superior ao recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Além do aumento de peso, o alto consumo de açúcar também desregula o funcionamento do intestino, eleva o risco de aparecimento de cáries e aumenta o cansaço físico. Para piorar, a sensação de fome ainda aparece mais rápido quando você exagera.

Perigo escondido

O açúcar não é só aquele pozinho que colocamos no café ou nos sucos. Vários alimentos o possuem em sua composição, muitas vezes em quantidades muito maiores do que as que deveríamos consumir por dia.

Fique atento! Alimentos industrializados, como sucos de caixinha, achocolatados e biscoitos recheados, são ricos em açúcar mas podem facilmente ser substituídos por alimentos mais saudáveis e saborosos no nosso dia a dia.

O que fazer

Algumas estratégias podem ser adotadas para diminuir a quantidade de açúcar que consumimos:

  • Evite alimentos industrializados, como sucos de caixinha, biscoitos recheados, salgadinhos, balas e outros doces. Prefira sempre o consumo de frutas e sucos naturais, cereais integrais sem açúcar e pão integral light.
  • Opte por sobremesas a base de frutas e evite aquelas que levam leite condensado, creme de leite e chantilly. Bolos simples, como de laranja e fubá, no lugar de bolos recheados e confeitados, também são boas opções.
  • Utilize canela ou baunilha para dar mais sabor ao café, leite ou chás. Assim, você diminui a quantidade de açúcar, que seria adicionado para adoçar.
  • Se você sente muita vontade de comer doces após as refeições, uma tática é escovar os dentes logo após comer. Balas de gomas naturais e sem açúcar também podem ser utilizadas.
  • Frutas ao natural ou assadas com canela são ótimos como sobremesas ou lanches, pois possuem fibras, vitaminas e minerais que não encontramos em doces ou produtos industrializados.
  • Se naquele dia você se permitiu comer uma sobremesa, opte por apenas um tipo. Não misture tortas, biscoitos ou sorvete, escolha apenas um e em pequena quantidade.
  • Não misture na mesma refeição alimentos como batata, arroz e macarrão. Escolha uma carne, arroz ou massa integral e uma boa variedade de verduras e legumes para ter uma refeição com pouco açúcar e mais saúde.