Alimentação

“Dia do lixo”: devo ou não fazer?

Saiba se você deve ‘reservar’ um dia da semana para comer o que quiser.

O “dia do lixo” – também conhecido como ‘dia da gordice’ ou ‘jacar’ – é realizado por muitas pessoas, seguindo dietas diversas. O tópico está sempre em alta quando o assunto é emagrecimento, mas acaba gerando confusão sobre seus prós e contras.

Se você tem dúvidas sobre determinar um dia ‘livre’ para comer, veja agora as recomendações no Nutricionista do Vigilantes do Peso, Matheus Motta.

O que é o “dia do lixo”?

Matheus: A expressão indica um dia da semana – geralmente sábados ou domingos – em que alguém resolve comer alimentos mais calóricos, como fast food. A prática é adotada, na maioria das vezes, por pessoas que seguem uma dieta restritiva.

Quais são os riscos de criar esse hábito?

Matheus: O maior risco é a pessoa perder o controle e realmente exagerar nesses dias, minimizando seu progresso da semana. Momentos de privação são, geralmente, seguidos por compulsão e exageros. Como consequência o sentimento de culpa pode aparecer e gerar um círculo vicioso, com  mais compulsão.

Eu devo determinar um ‘dia livre’ na minha semana?  

Matheus: O "dia do lixo" só vai existir quando a sua dieta for muito proibitiva, o que naturalmente não é a melhor escolha. O ideal para a sua saúde e bem-estar (focando no emagrecimento ou não) é a reeducação alimentar. Não existem alimentos ruins, mas escolhas inteligentes e porções adequadas.

Se você segue o programa do Vigilantes do Peso, já sabe que pode comer tudo o que gosta, com equilíbrio. Ao monitorar as refeições com o app, você tem controle e consciência do que ingere. E, com os ProPontos Extras, ainda pode escolher em quais momentos vai tomar aquela taça de vinho ou comer os docinhos em uma festa.

Ter liberdade para fazer suas escolhas todos os dias e uma alimentação balanceada faz toda a diferença!