Dicas E Artigos

Artigo

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

Descubra o pizzaiolo que há em você
No Dia da Pizza, selecionamos dez dicas para você preparar essa iguaria da culinária italiana com ingredientes saborosos e saudáveis. Confira!

1. Faça uma pizza rápida e rica em fibra
Um pão árabe pode ser transformado em uma excelente alternativa à tradicional massa de pizza brotinho. Basta cobri-lo com seu recheio favorito (de preferência incluindo legumes e verduras, como brócolis e tomates) e assar até que fique crocante. A vantagem em relação às massas de pizza industrializadas está, principalmente, na quantidade de gordura e de fibra. São 2,8 g de gordura e 0,6 g de fibra contidas na massa de pizza tradicional contra 0,7 g de gordura e 1,3 g de fibra no pão!

2. Opte por uma massa prática e saudável
Se você não abre mão da praticidade, mas quer ter a liberdade de escolher uma pizza mais saudável, existem diversas opções de massas prontas nas versões integral e light nos supermercados. As massas para preparo em frigideira ficam assadas em poucos minutos e vêm em discos pequenos, quantidade ideal para porções individuais, o que ajuda a evitar os exageros. O recheio fica por sua conta, mas lembre-se de optar por queijos light e coberturas verdes (abobrinha, espinafre, rúcula) para enriquecer a sua pizza e comê-la sem culpa.

3. Use queijos magros
Queijos como provolone e catupiry são dois dos ingredientes mais comuns das receitas famosas. O problema é que as quantidades de gordura saturada e colesterol que eles contêm são enormes. Uma boa dica para cortar as calorias da sua pizza é misturar o clássico queijo mozarela com ricota magra (use mozarela light para deixar o prato ainda mais saudável). Dessa forma, reduzirá a gordura pela metade sem perder o sabor! Experimente temperar a ricota com alho e um fio de azeite antes de misturar com a mozarela. Fica incrível!

4. Escolha em molho de tomate de qualidade
Todos sabem que uma boa pizza começa com molho de tomate e para deixá-la ainda mais saborosa e saudável, a dica é usar molho caseiro. O molho de tomate é rico em licopeno, um potente antioxidante que ajuda a manter a saúde do coração. Apesar da grande oferta de molhos prontos, no entanto, os enlatados possuem um alto teor de conservantes e de sódio. Por isso, recomenda-se fazer o seu próprio molho. Para poupar tempo na cozinha, compre o tomate pelado enlatado, ele já vem sem a casca, com o próprio suco, além de ser livre de conservantes. Para incrementá-lo, basta usar um bom tempero!

5. Experimente os peixes na receita
Além de dar um ar de sofisticação ao prato, os peixes, como o atum em conserva, a sardinha e o salmão, são ricos em ômega 3, tipo de gordura que protege contra doenças cardíacas e combate inflamações.

6. Seja criativo com os cogumelos
Os cogumelos picados costumam dar um toque especial ao recheio, mas que tal usá-los como base para sua pizza? Retire o cabo de um cogumelo Portobello, recheie a parte côncava com os seus ingredientes preferidos e leve ao forno para assar, por 8−10 minutos. Alguns outros legumes e verduras também podem servir como base para pizzas nada convencionais: experimente um pimentão cortado ao meio ou fatias de berinjela.

7. Use azeite com moderação
Utilize um bom azeite para finalizar a sua pizza e aproveite todos os benefícios que ele pode trazer à sua saúde (e ao seu paladar). Esse óleo é fonte de gordura monoinsaturada e antioxidantes, ajuda a manter os níveis de colesterol controlados, mantendo a saúde do coração e ajuda a prevenir doenças, como o câncer. Lembre-se de adicioná-lo após o cozimento para não perder suas propriedades e não abuse da quantidade!

8. Inove nos temperos
Normalmente, o tempero mais associado à pizza é o orégano, mas existem diversas ervas pouco lembradas que podem ser usadas para dar um sabor surpreendente à sua pizza. Experimente alecrim, sálvia, manjerona e até hortelã! As ervas podem ser adicionadas à massa, ao molho de tomate ou à cobertura. O ideal é acrescentá-las no final do cozimento para que não percam o sabor e o aroma.

9. Dê preferência às carnes magras
Inclua carnes nas suas receitas de pizza e adicione uma dose extra de proteína. Cuidado com aquelas que vêm carregadas de gordura e colesterol, como linguiça calabresa, pepperoni ou  bacon. Opte pelas carnes mais saudáveis, como frango desfiado, peito de peru defumado, linguiça de frango magra, e deixe sua pizza com mais sabor.

10. Faça um mix de sabores
Misturar ingredientes doces com salgados pode resultar em uma excelente combinação. Você pode experimentar uma pizza de mozarela de búfala com geleia de damasco. Outra opção é colocar algumas fatias de fruta, como abacaxi ou banana, por cima da camada de mozarela. O importante é usar a imaginação e inventar sua própria receita!