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Dê adeus à culpa

Saia da montanha-russa emocional e comece a pensar na comida de um jeito diferente.

Os pensamentos relacionados à culpa influenciam a saúde, o bem-estar e até a perda de peso. Mas como minimizar o impacto aprendendo a pensar de forma diferente? Veja as dicas do Vigilantes do Peso:

Planejamento

A culpa é alimentada pelo sucesso ou fracasso de tudo o que fazemos. Emoções como piedade, raiva e culpa são despertadas quando algo não funciona da maneira que planejamos. E tendemos a sentí-las quando acreditamos que o resultado estava sob nosso próprio controle.

É claro que planejar o seu dia a dia é fundamental - e te previne de algumas surpresas. Mas nem tudo pode ser controlado. Entenda que tropeços são comuns e nos ajudam a aprender. Aceite a lição e siga em frente, sem sofrer. 

Gatilhos

O que pode desencadear a culpa? A resposta curta é: qualquer coisa. Mas, quando se trata de uma jornada de perda de peso, as principais razões podem ser: não alcançar seus objetivos de exercício ou seu peso ideal no tempo desejado. A culpa pode também ser desencadeada por pensamentos. Algumas pessoas dizem ‘estar pensando em comida o tempo todo’ e isso já basta para desmotivá-las, pois consideram que não devem agir assim.

É importante ser flexível com suas escolhas. Ao invés de ter uma mentalidade de "tudo ou nada" com a alimentação, preveja momentos menos rígidos. Equilíbrio e moderação são as palavras-chave aqui. Um quadradinho de chocolate de vez em quando ou um fim de semana ocasional com os amigos para comer uma pizza vão trazer benefícios. O resultado? Você será menos propenso a escorregar porque não está se privando

O mesmo vale para o exercício. Perdeu a aula na academia hoje? Em vez de se preocupar com o que não fez, mude os planos: saia para uma caminhada leve mais tarde.

Emoções positivas

Sejamos honestos: não é realista pensar que você nunca experimentará sentimentos ruins. Somos humanos! Então use isso para se motivar. A culpa pode ser - em quantidades moderadas! - aquela pequena voz em seu ouvido que vai te lembrar seus objetivos.

Pare e se pergunte: "Quais escolhas ou ações estão contribuindo para meus sentimentos de culpa? O que devo rever?". Confie em seus instintos, isso pode fazer a diferença!

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