Dicas E Artigos
Da cor do... Verão!
Sol, calor... Tudo pode danificar a sua pele - ou não! Veja como tomar os cuidados necessários e se manter saudável na estação.

O que acontece

As altas temperaturas estimulam as glândulas sebáceas, deixando a pele mista ou fazendo com que entre em um ciclo vicioso de oleosidade e desidratação.

Os vilões

Poluição, o ar-condicionado e o estresse contribuem para o ressecamento. Além disso, a exposição excessiva ao sol é sempre prejudicial.

O que fazer

Influências ambientais e emocionais como as que acabamos de citar tendem a intensificar características, mas o tipo de pele é hereditário. Por isso, procure sempre os produtos indicados especificamente pelo seu dermatologista.  

Para hidratar a pele de maneira uniforme, faça uma esfoliação suave pelo menos uma vez por semana — esta não é uma boa estação para tratamentos com químicas fortes — e depois aplique um creme ou loção hidratante. Se for usar maquiagem, é melhor esperar pelo menos dois minutos para que o creme hidratante seja absorvido.

Proteja-se

Todos os anos são divulgadas informações sobre os perigos dos raios UVA e UVB. Mesmo assim, o uso diário do protetor solar está longe de ser um hábito para a maioria dos brasileiros.  Está na hora de mudar essa estatística!

Use sempre protetor solar — FPS 25, no mínimo! — e evite a exposição ao sol entre as 10 e as 16 horas. Aplique 90 minutos antes de sair de casa, mesmo quando o céu estiver nublado. Vaio à praia ou piscina? Após mergulhar, reaplique.

Menos é mais

Vale lembrar que a solução dos seus problemas não está na quantidade, mas na qualidade dos tratamentos. Hoje é possível encontrar facilmente produtos com efeitos combinados: maquiagem com proteção solar, esfoliante hidratante, protetor solar hidratante. Pesquise! Assim você cuida melhor da pele e ainda economiza tempo e dinheiro.