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Crianças x Emagrecimento

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Crianças x Emagrecimento
Crianças não devem seguir programas de emagrecimento desenvolvidos para adultos. Além das calorias necessárias para o metabolismo diário e a prática de atividades físicas, elas precisam de calorias extras para crescer.

Atualmente, ao tratar o sobrepeso infantil, os especialistas têm em mente dois objetivos: garantir que a criança cresça e se desenvolva normalmente, e ajudá-la a alcançar um peso saudável gradualmente.

Cuidado para não exagerar na redução do número de calorias no cardápio do seu filho. Cortes na alimentação podem prejudicar o crescimento. Por isso, as recomendações de emagrecimento para crianças são tão sutis.

Quando manter o peso

A manutenção do peso permite que a criança atinja um peso saudável à medida que cresce. Para isso, a melhor estratégia é incentivá-la a adquirir hábitos saudáveis de alimentação e atividades físicas sem “fazer dieta”. Comparadas aos adultos, as crianças que têm uma alimentação saudável e se exercitam regularmente conseguem se manter na faixa de peso saudável a longo prazo com maior facilidade.1

A partir dos três anos já é possível colocar em prática algumas estratégias de manutenção de peso.2 Uma proposta sugere que crianças com sobrepeso não devem ganhar mais do que 1 kg por centímetro crescido.3 Depois dos quarto anos, a estratégia pode ser manter o peso à medida que a criança cresce e até que o Índice de massa corporal (IMC) atinja um nível normal.3 As recomendações para crianças com mais de sete ano são semelhantes: aquelas que estão sob “risco de sobrepeso” devem manter o peso à medida que crescem.2

Quando perder peso

Raramente recomenda-se que uma criança com menos de sete anos perca peso. Isso só acontece quando o seu IMC alcança a faixa de sobrepeso e ela já apresenta problemas relacionados os números da balança, como pressão ou colesterol altos.2

Qualquer regime de emagrecimento receitado a uma criança deve ser desenvolvido especificamente para a sua idade e ter um registro de acompanhamento. Em geral, programas de emagrecimento para adultos não são apropriados.

Na maioria dos casos, a criança deve perder no máximo 0,5 kg por mês, o que permite que continue a crescer e ganhar massa muscular.3 Ao perder peso lentamente, tanto a criança como os pais sentem-se vitoriosos. Outra vantagem é que o tipo de alimentação saudável que promove o emagrecimento gradual é facilmente sustentável.3

Atenção!

O programa do Vigilantes do Peso foi desenvolvido para adultos. Não é permitida a adesão de crianças com menos de 13 anos. Jovens com idade entre 13 e 17 anos devem apresentar uma autorização médica por escrito para frequentar as nossas reuniões. Além disso, devem seguir direcionamentos específicos para a adaptação do programa às suas necessidades.

1 Epstein LH, Valoski AM, Kalarchian MA, McCurley J. Do children lose and maintain weight easier than adults: a comparison of child and parent weight changes from six months to ten years. Obes Res. 1995;3:411-7. 
2 Barlow, S and Dietz, W. Obesity Evaluation and Treatment: Expert Committee Recommendations. Pediatrics. 1998; 102(3). 
3 Daniels SR, Arnett DK, Eckel RH, Gidding SS, Hayman LL, Kumanyika S, Robinson TN, Scott BJ, St Jeor S, Williams CL. Overweight in children and adolescents: pathophysiology, consequences, prevention, and treatment. Circulation. 2005;111:1999-2012.