Dicas E Artigos

Artigos

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

Cozinheiro prevenido
Entenda por que encher o freezer com refeições saudáveis faz bem para a sua cintura e para o seu bolso.

Não seria ótimo chegar em casa e ter apenas que aquecer seu prato caseiro e saudável para o jantar? Além de ser fácil e delicioso, tem mais uma vantagem: apenas um prato para lavar! Se você adicionar legumes, nem vai precisar de acompanhamentos. Vai poder sentar e relaxar enquanto o jantar é aquecido ou, se tiver vontade, fazer uma breve caminhada.

Conheça 10 razões para amar ensopados e massas de forno:

1. São uma maneira fácil de economizar tempo: você chega em casa, aquece e come.

2. Também podem reduzir o tempo que você passa na cozinha, permitindo variações. Quando estiver preparando massa, por exemplo, você pode fazer uma lasanha tradicional e uma vegetariana. Pode poupar ainda mais tempo usando massas pré-cozidas.

3. Facilitam o controle do tamanho das porções. Basta congelar os alimentos nas porções que você vai comer mais tarde.

4. São uma ótima maneira de garantir refeições equilibradas. É fácil combinar legumes e verduras com a sua opção de proteína.

5. As receitas podem ser duplicadas e até triplicadas sem problemas (desde que haja espaço no forno e no freezer). Cozinhe seus ensopados e massas em papel alumínio sobre as travessas de forno. Retire do forno, deixe esfriar, cubra também com papel alumínio e congele. Depois de congelados, você vai conseguir retirar os alimentos dos recipientes com facilidade e embrulhar sem precisar ficar com muitas travessas ocupadas no freezer.

6. Ensopados de forno costumam ser simples de preparar e seus ingredientes podem ser facilmente substituídos. Não tem peru em casa? Experimente usar frango. Nada de presunto? Use salsicha sem gordura, fatiada.

7. O risco de estragar a receita é muito pequeno. Você pode combinar os molhos e temperos de sua preferência para dar sabor. Só tome cuidado para não cozinhar demais — os ensopados ressecam facilmente.

8. Pratos com mais molho umedecem os alimentos quando reaquecidos. É bom ter isso em mente ao escolher as receitas para congelar.

9. Reaquecer é fácil: Coloque o alimento no forno a 180° C por 45 minutos, depois reduza a temperatura para 160° C por mais 20−30 minutos. Não se esqueça de manter coberto. Se o prato já estiver descongelado, siga as instruções da receita crua, mas acrescente 5−10 minutos ao tempo de cozimento para garantir o aquecimento total.

10. A maioria dos ensopados e lasanhas também pode ser aquecida no micro-ondas.