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O melhor caminho em direção à saúde

Atingir seus objetivos pode ser tão simples quanto colocar um pé na frente do outro!

Nadar, praticar esportes coletivos, fazer Pilates, exercícios aeróbicos na academia. Existem centenas de maneiras de fazer atvidades físicas, mas a caminhada continua a ser a forma mais popular e prática de se mexer. 

Por que tanta popularidade? Caminhar não requer nenhum equipamento especial e o esporte pode ser realizado a qualquer hora e em qualquer lugar. É uma das poucas formas de atividade facilmente implementada na maioria das rotinas de exercícios, independentemente da sua idade, gênero ou histórico médico. O sucesso não é à toa!

Por ser de baixo impacto, os benefícios são ainda mais atraentes. A prática cria pouca carga sobre as articulações, resultando em um menor risco de lesões. E você ainda pode variar a intensidade facilmente de acordo com sua evolução pessoal.

Qualidade de vida

Quando combinada com uma dieta saudável e ausência do hábito de fumar, a caminhada regular pode contribuir na redução do risco de degeneração da retina, uma das grandes causas da cegueira atualmente.

O esporte pode ajudar também a combater a perda de memória. Parece estranho, mas uma pesquisa da Universidade de Pittsburgh afirma que caminhar pelo menos 9,5 km por semana pode proteger o tamanho do cérebro e, como resultado, ajudar a preservar sua função. O estudo descobriu ainda que a caminhada pode até estender sua vida útil. Pesquisadores concluíram que pessoas que percorrem pelo menos 3,6 km em uma hora aumentam significativamente suas chances de viver uma vida mais longa e livre de doenças, se comparadas com quem caminha mais lentamente.

Dicas para andar por aí

  • Reduza a passada - Um erro de iniciante muito comum é alongar seu passo para andar mais rápido. Na verdade, essa mecânica é ineficiente e pode retardá-lo, além de causar uma lesão. 
  • Foque seu olhar - No horizonte ou em um objeto à 10 metros à frente, você escolhe. Isso irá encorajá-lo a manter uma posição ereta, naturalmente relaxada e saudável.
  • Relaxe - Mantenha os músculos das mãos e braços relaxados. E tente não pensar nos problemas, apenas aproveite o momento.