Atividades Físicas

O que é condicionamento físico e como melhorar

Publicado 4 de Julho, 2022

Você se sente cansado logo após fazer uma pequena caminhada? Ou não sente muita disposição para fazer as tarefas do dia? Isso pode ser um sinal de que você precisa melhorar o seu condicionamento físico

A sua capacidade de fazer exercícios físicos, caminhar longas distâncias e até mesmo fazer algumas atividades rotineiras do dia a dia, como subir escadas, está diretamente relacionada com o seu condicionamento físico.

Sendo assim, o condicionamento físico nada mais é do que o estado de saúde física, ou condição fisiológica, da pessoa e o rendimento que ela tem nas tarefas que demandam algum tipo de esforço corporal.

Ter uma boa consciência corporal não é importante apenas para atletas ou para quem treina na academia com frequência, mas sim para todas as pessoas que querem ser saudáveis.

Quem está bem condicionado fisicamente consegue desempenhar melhor as atividades diárias, principalmente aquelas que demandam esforço e movimento, e também têm menos chances de desenvolver doenças.

Continue lendo este texto para entender porque o condicionamento físico é importante e como você pode melhorar o seu, evitando o sedentarismo e garantindo o bem-estar do corpo e da mente.

Por que o condicionamento físico é importante?

O condicionamento físico é importante para desempenhar melhor as atividades diárias, pois com ele a pessoa tem mais energia e disposição. Além disso, esse indivíduo consegue render mais nas práticas de exercícios, contribuindo para que alcance os resultados corporais que deseja de maneira mais rápida.

Contudo, ter uma boa saúde física não é importante apenas para quem quer emagrecer ou ganhar massa muscular. Um bom condicionamento físico contribui para várias funções do organismo. Veja a seguir algumas delas.

Previne doenças

As pessoas com um bom condicionamento físico também apresentam uma boa capacidade aeróbia. Isso ajuda a melhorar todo o sistema cardiovascular, já que otimiza o processo de bombeamento de sangue e de transporte de oxigênio. Sendo assim, ajuda a reduzir o risco de doenças como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e ataque cardíaco.

Além disso, durante as atividades físicas, o músculo absorve glicose sem precisar da ajuda da insulina. Portanto, também consegue diminuir os níveis de açúcar no sangue, o que ajuda a evitar o desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Melhora a flexibilidade

A flexibilidade está diretamente relacionada aos movimentos que fazemos com as nossas articulações no dia a dia. Quando não conseguimos ou temos dificuldade de realizar algum movimento por falta de flexibilidade, o corpo acaba compensando isso usando mais outras articulações.

Sendo assim, quem não tem uma boa flexibilidade tem mais chances de apresentar problemas como:

  • Lesões;
  • Distensões musculares;
  • Dores.
Aumenta a massa muscular

As pessoas que têm um bom condicionamento físico também costumam apresentar mais massa muscular, gerando benefícios para a saúde, como:

  • Redução de gordura corporal;
  • Fortalecimento dos ossos e das articulações;
  • Ajuda a prevenir a resistência à insulina.

Ajuda a controlar o peso corporal

A prática frequente de atividades físicas, necessárias para quem quer ter um bom condicionamento físico, ajudam a controlar o peso corporal. Uma vez que promovem a queima de calorias.

Como melhorar o condicionamento físico?

Se você quer melhorar o seu condicionamento físico, precisa seguir um estilo de vida mais saudável.

O primeiro passo para quem quer melhorar a saúde é cuidar da alimentação. Sendo assim, priorize alimentos naturais e evite os industrializados. Além disso, também é importante beber muita água ao longo do dia.

A alimentação saudável vai ajudar a melhorar o seu condicionamento físico, uma vez que existem alimentos que fornecem os nutrientes necessários para mais energia e disposição, facilitando a realização das atividades diárias e estimulando a prática de exercícios físicos regularmente.

As melhores atividades para melhorar a sua condição fisiológica são:

  • Caminhadas;
  • Natação;
  • Corrida;
  • Ciclismo.
  • Musculação;
  • Exercícios funcionais.

Outra forma de melhorar a sua saúde física é dormir bem. Uma boa noite de sono é importante para a recuperação muscular. Além disso, é durante o sono que o corpo libera os hormônios que contribuem para o desenvolvimento dos músculos.

Quanto tempo uma pessoa leva para desenvolver o condicionamento físico?

Cada pessoa leva um tempo para desenvolver ou melhorar o seu condicionamento físico. Isso porque a melhora da condição fisiológica depende de vários fatores, como:

  • se a pessoa já treinava antes (a famosa memória corporal);
  • quantas vezes por semana a pessoa faz atividades físicas;
  • qual é a intensidade dos exercícios físicos;
  • como é a alimentação da pessoa;
  • como é a qualidade de sono do indivíduo.
O que pode acontecer com quem não tem um bom condicionamento físico?

A maioria das pessoas que não tem um bom condicionamento físico são sedentárias, e isso pode trazer muitos prejuízos para a saúde, como:

  • aumento do risco de doenças cardiovasculares;
  • maiores chances de desenvolver diabetes tipo 2;
  • problemas nas articulações.

Como pudemos ver neste conteúdo, ter um bom condicionamento físico é fundamental para ter uma boa saúde corporal, prevenir doenças sérias e conseguir desempenhar as tarefas do dia a dia de maneira satisfatória. Portanto, comece a cuidar da sua alimentação para ter mais energia e disposição no seu dia a dia.

Se você busca melhorar o condicionamento físico com uma alimentação balanceada, mas não sabe por onde começar, conheça o Programa WW, cientificamente comprovado e reconhecido como a “Melhor Dieta de 2022”.

Quer criar hábitos saudáveis?

Comece hoje mesmo uma mudança positiva no seu estilo de vida e transforme sua rotina com a gente!