Dicas E Artigos

Artigos

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

Compras para um
Compras inteligentes e saudáveis ajudam a comer bem.

As receitas e embalagens de alimentos normalmente são pensadas para refeições e orçamentos familiares. Quem mora sozinho acaba acumulando sobras e deixando comida estragar. Para evitar comprar em excesso e tornar suas compras mais prazerosas e baratas, siga nossas dicas: 

1. Prefira receitas para uma ou duas pessoas.
Para aproveitar os benefícios da comida caseira sem desperdício, planeje suas refeições com as receitas certas — existem receitas elaboradas para uma ou duas pessoas. Você também pode dividir as com maior rendimento para ajustá-las ao seu estilo de vida.

2. Preste atenção nas datas de validade.
Os supermercados querem que os produtos mais antigos sejam vendidos primeiro. Por isso, produtos com data de validade mais próxima ficam expostos na parte da frente das prateleiras. E são exatamente esses que vão estragar antes que uma só pessoa os consuma. Antes de comprar, observe as informações nas embalagens, especialmente de leite, suco, queijos e ovos.

3. Evite comprar em atacado.
Sabemos que embalagens pequenas, especialmente as de queijo, condimentos e carne costumam ser mais caras, mas pode ser que você economize a longo prazo se optar por elas. Ao jogar fora metade de uma embalagem grande de maionese que estragou, por exemplo, você acaba não fazendo economia alguma.

4. Sacos para congelar ajudam a economizar.
Embale porções individuais de carne bovina e peixes e congele. Os molhos prontos para as massas também podem ser congelados em porções menores. Só lembre-se de que, mesmo congelados, os alimentos têm limite de validade. A carne vermelha e o peixe podem ficar armazenados por até três meses; refeições prontas não devem ultrapassar seis.

5. Evite pratos prontos industrializados.
A maioria deles foi pensada para muitas pessoas. Uma pizza congelada pode servir seis; uma embalagem de massa, oito pessoas. No açougue, procure porções pequenas de carne e, na seção de perecíveis, dê preferência a pacotes de legumes e verduras pré-lavados. Na padaria, peça apenas a metade ou um quarto do frango assado.

6. Converse com o açougueiro e o peixeiro.
Dê preferência a mercados onde você encontre esses profissionais. Normalmente, eles podem servir a porção que você quiser. Peça para que embrulhem apenas um peito de frango, um bife ou um filé de peixe.