Como queimar gordura abdominal: dicas e cuidados para fazer com segurança

Alimentação equilibrada atividade física vão te ajudar a reduzir o inchaço na região da barriga e, o que é mais importante, manter sua saúde em dia

Apesar de ser tratado como fator puramente estético, o acúmulo de gordura na região do abdômen é um alerta para nossa saúde. É isso que comprova um estudo realizado por cientistas norte-americanos e publicado pelo Heart, jornal internacional sobre cardiologia.

Os pesquisadores acompanharam 14.941 pessoas, com idade média de 54 anos, e durante 13 anos as submeteram a uma série de exames. Entre homens e mulheres que foram acompanhados, 253 morreram subitamente.

Conforme o previsto, os registros de óbito constavam algo em comum: colesterol alto, hipertensão, fatores de risco cardíaco, diabetes, entre outros. Os cientistas também identificaram outro elemento recorrente: acúmulo de gordura em órgãos vitais.

Diante desses dados, é fundamental prevenir diversas doenças e valorizar a qualidade de vida com a adoção de hábitos simples. A seguir, você descobrirá quais são as melhores estratégias de como queimar gordura abdominal.

Fuja de soluções milagrosas

Basta pesquisar pelo termo “como perder barriga” que encontramos uma série de promessas tentadoras. Chás, shakes, dietas da moda, restrição alimentar, lipoaspiração, procedimentos estéticos...

Você sabe o que esses itens têm em comum? Nenhum deles resolve o problema e, o que é pior, podem trazer outros riscos para a saúde, como perda de nutrientes, fadiga, depressão, hipoglicemia e até danos mais graves.

Faça refeições saudáveis e variadas

Escolher um cardápio saudável e variado não significa eliminar da sua vida as coisas que você gosta de comer. A ideia aqui é usar a criatividade e as centenas de receitas do WW Vigilantes do Peso para fazer escolhas mais estratégicas.

Trocar frituras por grelhados ou assados também ajuda a evitar o acúmulo de gordura no abdômen.

Vale a pena incluir no cardápio peixes, como salmão, atum e sardinha. Eles são ricos em ômega 3 e contribuem para a redução do inchaço por possuírem ação anti-inflamatória. Quem é vegano ou vegetariano pode optar por linhaça ou castanhas.

Evite ficar muito tempo sem comer

Ficar muitas horas sem comer atrapalha no processo de como eliminar a gordura abdominal. Muitas pessoas ainda acreditam que pular refeições é um bom método, mas isso é um erro.

O ideal é não ficar longos períodos sem se alimentar, pois isso aumenta os riscos de comer de forma exagerada na próxima refeição. Distribua as refeições ao longo do dia de acordo com sua rotina, incluindo pequenos lanches entre uma refeição e outra quando necessário.

Lembre-se de manter o foco na variedade e equilíbrio. Dietas monótonas não fornecem todos os nutrientes de que o corpo precisa e acabam prejudicando a imunidade. Frutas, legumes, verduras, carnes, cereais, derivados de leite, bolos e doces são bem-vindos.

Beba água, e chás
Consumir os líquidos certos contribui para a redução da gordura no abdômen. Beba água e invista em chás que estimulam o funcionamento do metabolismo, como o de canela, hibisco e o chá verde.

Xícara de vidro com chá dentro em cima de uma mesa preta com flores de mini margarida enfeitando em volta

Exercite-se

A Organização Mundial de Saúde recomenda a prática de, no mínimo, 150 minutos de atividade física por semana. Isso corresponde, por exemplo, a 1 hora de atividade em 3 dias.

Quem não tem o costume de se exercitar, pode começar com pequenas caminhadas. Dançar, pedalar, correr ou nadar também são ótimas atividades aeróbicas que ajudam na queima de gordura.

Consulte seu médico antes de iniciar qualquer exercício. O profissional indicará o mais apropriado para seu perfil e necessidades. Também é importante contar com o acompanhamento de um educador físico, principalmente em treinos de força.

Maneire no sal e no açúcar

O inchaço abdominal pode surgir por conta do acúmulo de sódio no organismo. Esse mineral é um dos principais causadores da hipertensão, doença silenciosa que aumenta consideravelmente os riscos de infarto. Portanto, evite o consumo exagerado de sal.

Agora você já sabe como queimar gordura abdominal. Para colocar essas dicas em prática, conheça o programa do WW Vigilantes do Peso e descubra que é possível manter um estilo de vida saudável e alcançar seus objetivos sem precisar abrir mão das suas vontades.

Nossa equipe multidisciplinar de reeducação alimentar está te esperando para criar um plano personalizado. Nós focamos nos seus objetivos e te ajudamos a descobrir as pequenas conquistas diárias.

Quer criar hábitos saudáveis?

Comece hoje mesmo uma mudança positiva no seu estilo de vida e transforme sua rotina com a gente!