Como prevenir a obesidade: dicas para ficar longe do sobrepeso


Como prevenir a obesidade? O processo começa com a alimentação, mas abrange outros fatores. Além disso, é preciso cuidar desde a infância e ter disciplina. Assim, é mais fácil prevenir a obesidade em qualquer idade e manter o foco na saúde e na qualidade de vida.
Você sabe como prevenir a obesidade? Muita gente diz que sim, mas acaba caindo nos mesmos erros. Isso porque o excesso de peso exige uma mudança de estilo de vida e vai muito além das dietas da moda.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Tanto é que, até 2025, a estimativa é que 2,3 bilhões de adultos tenham Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 30.
Somente no Brasil, o aumento foi de 72% em apenas 13 anos. Para ter uma ideia, quase 12 a cada 100 pessoas tinham obesidade em 2006. Em 2019, já eram 20 a cada 100 pessoas. Esses dados se referem somente aos adultos.
Porém, também é preciso saber como prevenir a obesidade infantil e entre adolescentes. Afinal, 12,9% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos estão nessa condição. Na faixa entre 12 e 17 anos, o índice chega a 7%.
Por isso, entender como prevenir a obesidade no Brasil é um compromisso de todos. E você, está nessa? Confira dicas para ficar longe do sobrepeso.
O que é obesidade e como pode ser evitada?
A obesidade consiste no acúmulo de gordura corporal de forma excessiva. Isso gera riscos à saúde e à qualidade de vida. Entre as consequências dessa condição estão as complicações metabólicas, como:
- aumento do LDL, conhecido como colesterol ruim;
- aumento da pressão arterial;
- elevação dos níveis de triglicerídeos;
- resistência à insulina.
Para evitar esse problema de saúde pública, é importante ter um estilo de vida equilibrado. Isso significa se alimentar bem, fazer exercícios físicos e cuidar do corpo e da mente. Assim, é possível se manter dentro do IMC normal.
O que pode ser feito para tratar a obesidade?
O tratamento da obesidade deve começar o quanto antes. Ele depende de uma combinação de fatores. Eles são:
- alimentação saudável;
- realização de exercícios físicos;
- Acompanhamento médico e nutricional.
Como podemos evitar a obesidade?
A obesidade é uma doença da categoria nutricional e pode estar relacionada a problemas alimentares. No entanto, isso nem sempre acontece, já que vários fatores interferem nessa questão.
Ainda assim, os cuidados para evitar o problema devem iniciar já na gestação, com a alimentação saudável da mãe. Para saber como prevenir e tratar a obesidade na infância, também é necessário evitar alimentos industrializados, doces e farinhas até os 2 anos, pelo menos.
Em todas as idades, é preciso cuidar com os alimentos ingeridos, além de fazer exercícios físicos. É importante evitar fast foods e ter uma alimentação rica em nutrientes e alimentos minimamente processados. Algumas boas opções de comida são frutas, legumes, verduras, grãos e carnes.
Quais são as causas que levam as pessoas a se tornarem obesas?
Vários fatores podem levar à obesidade em qualquer período da vida. Os principais são:
- alimentação rica em carboidratos, açúcar e gordura, que tende a ser mais calórica;
- falta de atividades físicas;
- predisposição genética;
- alteração nos níveis de leptina e grelina, que são hormônios importantes para a regulação do apetite;
- alterações hormonais, com síndrome de Cushing, síndrome dos ovários policísticos, hipotireoidismo, hipogonadismo, insulinoma, deficiência de hormônios do crescimento, pseudo-hipoparatireoidismo e hiperinsulinismo;
- distúrbios emocionais;
- uso de remédios cujo efeito é engordar;
- redução da dopamina, um neurotransmissor que traz bem-estar, saciedade e prazer.
Quais são os principais fatores de risco para a obesidade?
Os principais fatores de risco para a obesidade são a ingestão excessiva de calorias e o sedentarismo. Isso leva a doenças associadas a esse cenário, como diabetes, hipertensão arterial, câncer, problemas articulares e esteatose e cirrose hepáticas.
Como prevenir a obesidade?
A prevenção da obesidade exige cuidados amplos, como indicamos. Seja na terceira idade, seja para crianças e adolescentes, as dicas são parecidas. Veja.
Planeje as refeições para toda a família
Para começar, faça um bom planejamento. Organizar a rotina da casa e da família ajuda a manter a disciplina e evitar a compra de fast food por estar sem uma refeição pronta. Elabore um cardápio semanal e, se achar melhor, prepare as refeições. Você pode congelá-las e utilizá-las ao longo da semana.
Lembre-se de que uma das maneiras eficientes de saber como prevenir a obesidade mórbida é incentivar todos da casa a adotarem hábitos saudáveis. Assim, existe uma ajuda mútua para que as refeições sejam mais saudáveis.
Tenha cuidado com a alimentação das crianças
Os hábitos alimentares começam a ser formados ainda na barriga da mãe. As papilas gustativas se formam por volta da 7ª semana. A partir disso, o feto consegue sentir o gosto dos alimentos consumidos pela mãe.
Na introdução alimentar, é importante seguir a orientação do pediatra. Além disso, vale a pena oferecer um grande número de frutas, verduras e legumes sem sal e com pouco tempero. Assim, a criança consegue formar o paladar. Outras dicas são:
- evite dar alimentos industrializados e pouco nutritivos, como farinhas e açúcares;
- incentive a realização de atividades físicas;
- estimule os hábitos saudáveis e impeça o acesso a eletrônicos durante as refeições;
- evite o excesso de líquidos durante a refeição;
- respeite a saciedade da criança.
Entenda como prevenir a obesidade na adolescência
Os adolescentes têm a característica de começarem a se preocupar com a aparência. Nesse período, é possível criar uma rotina de exercícios físicos. No entanto, é importante evitar os exageros, já que muitas pessoas nessa idade tendem a fazer dietas rigorosas. Por isso, algumas dicas importantes são:
- incentive uma imagem corporal positiva;
- desestimule a adoção de uma dieta rígida, em que refeições são puladas ou são tomadas pílulas para emagrecer. O foco sempre deve ser uma alimentação saudável combinada à atividade física;
- recomende a adoção de refeições familiares frequentes. Isso ajuda a manter a disciplina e optar por alimentos mais saudáveis;
- converse com o adolescente para saber se ele tem algum problema em casa;
- monitore a perda de peso para evitar complicações médicas resultantes da inanição.
Saiba como prevenir a obesidade na terceira idade
A perda de massa muscular começa de forma leve a partir dos 35 anos. Quando se chega aos 50 anos, ela se acentua. Por isso, a prevenção da obesidade em idosos passa por esse aspecto.
Aqui, é importante ressaltar que o ganho de peso na terceira idade é normal, mas precisa ser evitado. Afinal, ele aumenta a chance de comorbidades. Para evitá-lo, você deve:
- fazer exercícios físicos 3 vezes por semana ou mais;
- ter uma dieta balanceada, com preferência a frutas, legumes, verduras e alimentos integrais;
- fazer acompanhamento médico e nutricional para saber como anda a sua saúde e verificar a atividade física mais adequada para a sua condição;
- contar com a ajuda do profissional de educação física, tanto para fazer os exercícios da forma certa quanto para garantir a perda de peso.
Veja as estratégias para prevenir a obesidade mórbida
A obesidade mórbida é aquela com grau III, ou seja, com IMC acima de 40. Nesse caso, a pessoa precisa de uma cirurgia bariátrica e do uso de medicamentos. Porém, eles sempre devem ser recomendados por um profissional.
Além disso, é necessário adotar algumas estratégias que ajudam a evitar que chegue nesse patamar. Veja quais são elas:
- foque o déficit calórico para perder peso;
- evite consumir alimentos processados e ultraprocessados, por exemplo, molhos prontos e conservas;
- faça exercícios físicos regulares;
- evite fumar;
- adote uma alimentação saudável;
- durma bem para evitar desequilíbrios hormonais que aumentam a fome.
Faça escolhas conscientes e saudáveis
Qualquer que seja a sua idade, a prevenção da obesidade passa por fazer boas escolhas. É importante ter consciência desde cedo de que se pode comer de tudo, mas com moderação. Além disso, é necessário privilegiar o que é saudável. Assim, é estabelecido um verdadeiro estilo de vida focado no bem-estar.
Nesse processo, aproveite para participar do programa de perda de peso do VigilantesdoPeso, que ensina a se alimentar da forma correta e com déficit calórico. Assim, você verá que pode ingerir o que desejar e ainda ter o suporte necessário com especialistas e outras pessoas que passam pela mesma experiência.
Agora você já sabe como prevenir a obesidade a partir de práticas simples e eficientes. Também viu o que fazer em cada faixa etária para ter sucesso em todas elas. Assim, o controle do peso se tornará mais um benefício na sua jornada pela saúde.
Quer criar hábitos saudáveis?
Comece hoje mesmo uma mudança positiva no seu estilo de vida e transforme sua rotina com a gente!