Como manter a saúde mental: 10 dicas que vão te ajudar

Entenda como manter a saúde mental com atitudes simples no dia a dia

Apesar de ser um assunto muito discutido nos últimos anos, a saúde mental ainda é motivo de tabu. O problema é que muitas pessoas deixam de falar sobre suas emoções por acreditarem que isso é sinônimo de fraqueza.

Se esse é o seu caso, não se deixe levar por essas ideias pré-concebidas e focar no que realmente é relevante: seu bem-estar. Assim como o corpo, a mente também pode adoecer. Por isso, é fundamental aprender por que isso acontece. Continue a leitura para aprender a lidar com as sobrecargas do dia a dia e descobrir como manter a saúde mental com 10 dicas.

1. Identifique o que pode estar te fazendo mal

O primeiro passo de como manter a saúde mental é compreender como você reage a determinados estímulos. Geralmente, a sensação de angústia, medo e dificuldade de concentração, por exemplo, pode estar associada ao estilo de vida.

Excesso de trabalho, pouco tempo para descansar, problemas familiares e mais uma série de gatilhos podem desencadear algumas dificuldades. Para entender a real causa do seu mal-estar, tente identificar o que pode estar causando.

2. Entenda que nem tudo pode ser controlado

Querer manter o controle de todas as situações o tempo todo pode trazer efeitos negativos para sua saúde mental. Lembre-se de que temos limites e muitas coisas não dependem apenas da nossa força de vontade. Por exemplo: caso você não consiga cumprir a meta de atividades do dia, não se cobre. O fato de querer acertar sempre pode reduzir a autoestima e fazer com que os defeitos estejam mais em evidência do que as qualidades.

3. Tenha um tempo para você

Qual foi a última vez que você tirou um tempo para cuidar única e exclusivamente de você? Se a resposta para essa pergunta está difícil de ser encontrada, isso significa que é preciso dar uma pausa na rotina e cuidar do seu bem-estar.

Permita-se ler um livro, escutar uma playlist agradável ou, simplesmente, não fazer nada. Sabe aquele seu hobby que ficou para segundo plano? Reinsira ele no seu dia a dia. O foco aqui é em fazer coisas que deem prazer.

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4. Faça atividade física

Os exercícios físicos são grandes aliados de quem quer aprender como manter a saúde mental. Eles auxiliam na liberação endorfina, substância que é popularmente conhecida como hormônio do prazer. A prática regular de atividade física ajuda no combate à depressão. Além disso, ela estimula a circulação, melhora a saúde do coração, fortalece os músculos, melhora o sono e eleva a autoestima.

5. Use a internet com moderação

A democratização da internet facilita muito nossa vida. No entanto, junto com ela, somos surpreendidos com uma avalanche de informações que, se não forem filtradas, podem comprometer nossa saúde mental.

Tome cuidado com a toxicidade das redes sociais. Evite entrar em discussões que podem gerar raiva, ganância, autodepreciação e insegurança. Foque no que é realmente importante e interaja com pessoas e conteúdos que ofereçam algo positivo para você.

Mulher à beira de um lago de braços abertos agradecendo ao sol.

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6. Crie uma rotina de sono saudável

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia. Apesar de esses dados revelarem que dormir bem está cada vez mais difícil, é importante criar medidas para reverter esse quadro.

Para ter um boa noite de sono, crie uma espécie de ritual. Comece tomando um banho relaxante, tome um chá quente, leia e medite. Evite distrações com celular e televisão pelo menos uma hora antes de dormir.

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7. Valorize bons momentos com pessoas importantes

Uma das maneiras de manter a saúde mental é socializando com pessoas que você gosta. O convívio com amigos e familiares com os quais temos vínculo afetivo é essencial para nosso bem-estar. Reserve um espaço em sua agenda para happy hours, jantar romântico ou um café da tarde para fortalecer os laços de afeto. Isso vai ajudar na criação de boas lembranças e evitará que você se sinta só ou desamparado.

Agora que ainda estamos nessa fase de isolamento social, os Workshops virtuais do WW Vigilantes do peso podem ajudar nessa interação.

8. Não tome remédios por conta própria

A automedicação pode trazer uma série de riscos, tanto para sua saúde mental quanto para a física. Lembre-se de que os remédios, por mais inofensivos que possam parecer, podem gerar efeitos indesejados.

O fato de algum familiar ou amigo estar tomando remédio para depressão ou ansiedade e obtendo bons resultados não quer dizer que você tenha que fazer uso também. O único profissional capaz de prescrever esse tipo de medicação é o psiquiatra.

9. Procure ajuda profissional

Essa dica complementa a anterior. Caso você não consiga lidar com as tarefas do dia a dia e esteja sentindo angústia, dificuldade para dormir, tristeza profunda que não passa, irritabilidade, entre outros sintomas, procure um profissional da saúde mental. Lembre-se: isso não vai te tornar fraco ou incapaz.

10. Inclua hábitos alimentares saudáveis no seu dia a dia

Alimentar-se corretamente, não só traz benefícios para a saúde física, como também favorece a saúde mental. Evite ficar muitas horas sem se alimentar e não se esqueça de beber bastante água ao longo do dia.

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