Dicas e Artigos

Descubra a ligação entre emagrecimento, saúde e bem-estar. Aprenda a viver melhor!

Como manter a saúde intestinal?
A nossa dieta influencia diretamente a saúde e o funcionamento de todo o nosso trato gastrointestinal. No intestino é onde ocorre a absorção de grande parte dos nutrientes e da água.

saude_instestinal

Nele encontramos a microbiota ou flora intestinal, um grupo de bactérias que auxilia na digestão de alguns alimentos e previne a instalação de outras bactérias que possam causar doenças.

Para manter a flora intestinal saudável e aproveitar seus benefícios, é necessário manter uma alimentação rica em fibras, água, prebióticos e probióticos.

Prebióticos

Os prebióticos são compostos não digeríveis pelas enzimas do trato gastrintestinal e estimulam o crescimento de espécies bacterianas benéficas, atuando como “alimento” para elas. Quando ingeridos, sofrem fermentação, que, por consequência, estimula o crescimento e a estabilidade dos microrganismos produtores de ácidos orgânicos, principalmente os ácidos lático e acético, os quais inibem a proliferação de microrganismos nocivos.

Os prebióticos podem estar presentes naturalmente nos componentes da dieta ou podem ser adicionados a ela. São os oligossacarídeos resistentes, como os fruto-oligossacarídeos. Estão presentes nos seguintes alimentos: chicória, alho-poró, alho, banana, cebola, tomate, beterraba, aspargo, alcachofra, batata yacon, centeio, aveia, trigo, mel e açúcar-mascavo, entre outros.

Probióticos

Os probióticos são organismos vivos (bactérias) que, em número suficiente, promovem o equilíbrio da flora bacteriana intestinal, por inibir o crescimento excessivo de bactérias tóxicas.

Os probióticos mais importantes são:

* Lactobacilos acidófilos, casei, bulgários e lactis;

* Estreptococo termófilo;

* Enterococcus faecium e E. faecalis;

* Bifidobactérias bifidus.

Os leites fermentados, como os iogurtes (que sofrem a ação de bactérias, principalmente produtoras de ácido lático) e os produtos industrializados acrescidos de bactérias probióticas (em pó ou cápsulas), são alguns alimentos que contêm probióticos, sendo estes considerados alimentos funcionais devido ao benefício que geram à saúde. Esses produtos devem indicar em seu rótulo a espécie do microrganismo que contêm, assim como sua quantidade.

Além de garantir uma flora intestinal saudável, o consumo de prebióticos e probióticos também traz outros benefícios. Assim como as fibras alimentares, os prebióticos podem reduzir os níveis de colesterol sérico e até auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer. Os probióticos podem controlar os níveis de colesterol e dos triglicerídeos, reverter quadros de diarreia, auxiliar o sistema imunológico (inclusive em quadros de intolerância e alergia alimentar) e reduzir o risco de desenvolvimento de câncer também, entre outros fatores.