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Como manter o foco no fim de semana

Você acha difícil manter sua rotina saudável nos fins de semana? Acredite, você não está sozinho. 

Durante a semana, a rotina nos ajuda a criar hábitos. Acordamos, comemos e dormimos nos mesmos horários – quando temos um dia a dia bem definido, no trabalho ou nos estudos. Assim, conseguimos controlar as escolhas que fazemos. Já nos fins de semana queremos nos libertar das obrigações: dormimos até mais tarde, socializamos mais, resolvemos outras pendências. O resultado é que comemos fora de hora, deixamos de nos exercitar porque queremos descansar e saímos do planejamento

Como evitar as armadilhas

Para quebrar um ciclo negativo aos fim de semana, veja algumas dicas práticas.

1. Não fuja por completo da rotina. Você pode dormir mais um pouco e relaxar, mas tente fazer cada atividade do dia em horários próximos da rotina semanal. Isso pode ajudar a manter seus hábitos saudáveis. Quando você se afasta muito dessa rotina, fica mais difícil resistir às tentações – como um lanche fora de hora. 

2. Tenha pelo menos 7 horas de sono de qualidade. Mesmo que nos fins de semana você tenha eventos à noite, procure descansar bem, antes e depois. Quando não dormimos o suficiente, acabamos procurando por alimentos mais calóricos ao longo do dia.

3. Planeje seu dia. Não deixe de planejar só porque é fim de semana. Seja mais flexível, pense em levar um lanche se for ficar o dia inteiro fora de casa e não sabe a hora que vai poder almoçar de verdade. 

4. Evite o excesso de álcool. Eventos, festas, churrascos são bem comuns nos fins de semana e você não está proibido de aproveitar. Mas o álcool possui muitas calorias e seu excesso pode ser tóxico para o organismo. Portanto, além de fazer mal, ele pode atrapalhar seu emagrecimento. Beba com moderação.

5. Faça atividades físicas. Aproveite para experimentar uma atividade nova, bem diferente do que você faz normalmente. É um bom momento para reunir os amigos ao ar livre ou passar mais tempo com a família. E, se o tempo não estiver favorável, visitar um museu ou alguma exposição pode ser também uma bela caminhada.

6. Ocupe-se. Ficar em casa “sem fazer nada” pode direcionar seus pensamentos para comida. Mesmo que às vezes você precise descansar, ter uma atividade em algum momento do dia ajuda a ocupar sua cabeça com outras coisas – visite os amigos, vá ao cinema, pesquise uma série nova para acompanhar, organize seu guarda-roupa.

7. Antecipe o planejamento da semana. Esse pode ser um bom momento para você conseguir planejar sua semana com calma. Você tem mais tempo livre para ir ao supermercado, testar novas receitas e até preparar – ou pré-preparar - as refeições dos próximos dias.