Dicas E Artigos

Como lidar com a ansiedade

9 dicas para te ajudar a controlar o sentimento e melhorar a sua jornada de emagrecimento.

O processo de emagrecimento é repleto dos mais variados sentimentos, que podem passar da alegria a frustração em um dia. Um dos mais presentes é a ansiedade. A ansiedade pode ser definida como um sentimento que gera mal-estar físico e psíquico, agonia, sensação de indefesa e pode trazer sintomas como taquicardia, falta de ar, tremores e suor frio.
A ansiedade pode se manifestar durante o processo de perda de peso de diversas formas: grande expectativa por resultados positivos, compulsão alimentar ou perda de apetite, pressa em alcançar os objetivos definidos, entre outros. Apesar de parecer difícil, você pode controlar a ansiedade seguindo alguns pequenos passos:

1. Estabeleça metas realistas: não tente perder todo o peso que você gostaria de uma vez. Estabelecendo metas menores e mais fáceis de alcançar, cada pequena meta ultrapassada trará mais satisfação e motivação para continuar seguindo em frente.

2. Fique atento à sua rotina: preste atenção às pequenas coisas que podem desencadear crises de ansiedade e procure entender o porquê disso acontecer. Compreendendo esse processo, ficará mais fácil tentar contornar essas situações.

3. Não deixe que um obstáculo se torne uma barreira intransponível: apesar de nos sentirmos frustrados ou impotentes diante de alguma adversidade, não podemos desanimar e perder o foco, e sim tentar transformar a frustração em motivação.

4. Utilize a comida a seu favor: alguns alimentos são calmantes ou proporcionam ao organismo relaxamento e sensação de bem-estar, como maracujá, camomila, banana, leite, maçã, alface, aveia e castanhas.

5. Caso a ansiedade leve à compulsão alimentar, evite ter por perto os alimentos que você buscaria nesse momento. Procure ter em casa opções gostosas e saudáveis para evitar que a tentação derrube todos os seus progressos. Chocolate amargo, castanhas, iogurtes e frutas doces como a banana, o morango e a uva são ótimas opções.

6. Pratique mais atividades físicas: a prática de atividades físicas, além de auxiliar na perda de peso, libera substâncias no organismo que induzem ao bem-estar e melhoram o sono.

7. Separe um tempo no seu dia para se desligar e cuidar da mente. Busque atividades relaxantes e prazerosas para tentar desviar o foco das preocupações do dia-a-dia e ter alguns momentos de descontração e leveza.

8. Não se prive de sair de casa e nem do convívio da família e dos amigos. Estar com pessoas que lhe dão apoio é fundamental para afastar as situações que podem gerar ansiedade.

9. Não tenha medo de pedir ajuda profissional, caso sinta necessidade.